A verdade Prevalece
Um homem chamado Ananias. Com sua esposa Safira, viviam, de maneira tranquila em sua casa. Eram muito pacatos e dedicados!
Era de costume, na igreja em que faziam parte (igreja primitiva), as pessoas trazerem suas ofertas e dízimos, como forma de agradecimento.
Algumas vezes, certamente, eles também trouxeram, e demostravam ter alegria em faze-lo.
Então resolveram vender uma propriedade, que com certeza lhes renderia um grande valor, considerando sua preciosidade. E foi o que ocorreu.
Diante daquela imensa quantidade de dinheiro, juntos se propuseram ofertar na Casa de Deus. Mas em comum acordo com sua mulher, eles retiveram parte da oferta, e assim levariam o restante e depositariam aos pés dos apóstolos.
E lá foi Ananias até onde estavam os apóstolos para ofertar a sua parte. Chegando diante de Pedro depositou aos seus pés, crente que tudo estava em oculto.
Mas Pedro, cheio do Espírito Santo, questiona o homem: - ‘Ananias porque mentiu a Deus ocultando, legalmente, parte da oferta? Porque permitiu que Satanás entrasse em seu coração?’
Logo após ouvir estas palavras e antes mesmo que Ananias pudesse responder, ele teve um mal súbito, caiu e morreu.
E alguns moços que ali estavam foram socorrê-lo, mas, considerando que estava morto, o cobriram e o levaram para ser sepultado. E todos que ali estavam e viram o ocorrido foram tomados de grande temor a Deus!
Três horas depois.... pela mesma porta de entrada, vem Safira - esposa de Ananias, sem ter conhecimento do ocorrido com seu marido.
Ela naturalmente entrega sua oferta. Pedro a questiona e solicita a confirmação exata sobre o valor de venda. Ela prontamente confirma que havia sido vendida pelo valor mencionado por ele. E é lógico que a oferta não condiz com o valor de venda.
Então Pedro diz: - “Safira, porque permitiste, em comum acordo com seu esposo, que Satanás enchesse seu coração e vieste até aqui mentir ao Espírito Santo? Olha aí está à porta os pés daqueles que sepultaram seu esposo... e agora será a sua vez”!
E logo após ouvir sua sentença, ela também caiu e morreu. Ao adentrarem os jovens a acharam morta e a conduziram a ser sepultada junto ao seu esposo.
E de todos os presentes, e aqueles que tomaram conhecimento, se apoderou um grande temor!
Conclusão
O pecado da avareza resultou em hipocrisia e mentira. O personagem, inimigo de Deus e dos que o seguem, propôs a eles o engano. Satanás sugeriu, Ananias e Safira, acolheram e colocaram em efeito o desígnio do adversário. A ofensa contra a igreja, habitada pelo Espírito Santo, é pecado. (Atos 9.5) Eles não foram coagidos a vender o imóvel, não eram também obrigados a ofertar. Mas queriam a honra de apresentar uma vasta oferta que não condizia ao valor vendido. A disciplina da igreja também depende de uma ação de Deus, assim como sua obra redentora e regeneradora; de cura e ressurreição; de amor e justiça. O temor é importante quando: 1) Afasta da igreja a hipocrisia e o pecado (Atos 5.13); 2) Aumenta a santidade e a sinceridade. (II Coríntios 7.11); 3) Cria um espírito humilde e obediente (Atos2.42-43); 4) Confirma a presença real de Deus. A obediência a Deus evita a tentação. Aqui vemos o termo ‘Igreja’ como sendo um ajuntamento de crentes de um determinado local em prol de buscar a Deus sem distinção de raça; cor; dialeto; posição social, etc!
Imagens retiradas do site Jardim de Louvor
Obs. Na página Download você pode baixar essa lição em slides (power point).
Obrigado pelo seu comentário.
ResponderExcluirJá estou te seguindo. Siga-me também.
Parabéns pelo o seu lindo e útil blog!
Meu contato é:
abnartes@bol.com.br
Celular: (74) 9966-3839
Irmão Abnaias... Graça e paz! Quero agradecer por estar seguindo o blog 'Apascentar os Pequeninos', o senhor é o nosso seguidor de n°. 139. É uma grande alegria saber que, como ministro do Senhor Jesus, o irmão apóia o ministério infantil! Deus abençoe abundantemente sua família e igreja. Ah parabéns por sua página e artigos postados, muitos deles nos adverte e nos incentiva a sermos mais obedientes a Deus e sua palavra. Fica com Deus!
ResponderExcluirGrande ensinamento para os nossos pequenos
ResponderExcluir