quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Onésimo

Um bom cidadão
que glorifica a Deus
(Onésimo)


Filemon, um servo do Deus Criador que morava na cidade de Colossos, era generoso, hospitaleiro e muito querido do apóstolo Paulo, pois foi Paulo quem contou pra ele sobre Jesus e sobre o amor de Deus. Desde que Filemon se tornou um cristão, em sua casa reunia-se uma igreja (pessoas que amam e obedecem ao Senhor Jesus).

Ele era um homem rico, possuía muitos bens e também escravos, o que era normal naquela época (um escravo é alguém que não possui nenhum direito, é uma propriedade do seu dono).

Certo dia, um de seus escravos chamado Onésimo o roubou e fugiu. A pena para um escravo fugitivo era a morte. Fugitivo, Onésimo encontrou o apóstolo Paulo que estava preso (Em Roma a quase 2.000 quilômetros de distância. Os presos ficavam na praça pública para que todos os vissem). Ali, ouvindo as pregações e conversando com Paulo ele se arrependeu dos seus pecados e também se tornou um cristão (mesmo estando preso, Paulo não deixava de falar do amor de Jesus para com as pessoas). Agora Onésimo também se tornou um servo do Deus criador, como Filemon o seu patrão.

Então, o apóstolo Paulo resolveu mandá-lo de volta para Filemon, seu senhor, com uma carta escrita de próprio punho, isto é, ele mesmo escreveu com sua mão (muitas vezes ele ditava a carta para alguém escrever). Na carta ele escreveu o seguinte: “Estou enviando Onésimo que considero como meu filho, pedindo que você o receba e o perdoe por ter fugido, porque agora ele é um servo de Deus também, portanto, nosso irmão. Se ele estragou alguma coisa ou deve algum dinheiro a você, coloque tudo em minha conta, pois eu pagarei.  Amigo, faça isso como se estivesse fazendo para mim, pois meu coração ficará muito feliz. Tenho certeza que você me atenderá e fará muito mais do que estou pedindo. Continue orando por mim, porque assim que eu sair da prisão vou visitá-lo!”

Você já imaginou como Onésimo deve ter ficado com medo de voltar? O apóstolo Paulo conhecia o caráter de Filemon, e sabia que ele era um cristão verdadeiro, que demonstrava isso em suas atitudes diárias, por isso não teve medo de mandar Onésimo de volta com uma carta apenas. Ele sabia qual seria a atitude de Filemon como um verdadeiro cristão. Onésimo, agora também teria atitudes diferentes, porque ao se tornar um cristão deixou de pensar apenas em si mesmo, mas passou a pensar no que ele devia fazer para agradar a Deus, mesmo sendo um escravo. Você já se colocou no lugar de Filemon? Você perdoaria seu escravo que fugiu?

Será que suas atitudes tem sido de um bom cidadão diante da sociedade, honesto, cumpridor das leis, trabalhador, e respeitador. Todo verdadeiro cristão deve ser um bom cidadão porque isso faz com que o nosso Deus seja admirado através de nossas vidas. Ore pedindo a Deus que te ajude a ser um bom cidadão em nosso país, e cada dia mais parecido com Jesus.

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.”  Mateus 5:16 Texto: Filemon

O lição foi extraída do blog Mais Bíblia


ANEXOS








































Na página download você pode
baixar os slides dessa lição!

2 comentários:

  1. Vc não imagina como ajuda aqueles que são novos no trabalho com crianças .Só gratidão bastante conteúdo bíblico e sei que respeita o trabalho dos outros postando de onde extraiu conteúdo.só uso no trabalho dentro da igrejave disponibilizo ao mi gratuitamente.Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA POR ESSE TRABALHO TÃO LINDO ME AJUDOU BASTANTE

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters