Hoje vamos usar nossa imaginação. Vocês gostam de imaginar coisas? (mostre a capa) Pois bem, vamos falar como se as três árvores de nossa estória pudessem falar, conversar e sentir, como as pessoas fazem. Vocês já sabem que uma árvore não pode raciocinar, mas vamos imaginar... Vamos imaginar uma linda floresta, longe daqui, na terra da Palestina, a terra onde Jesus nasceu.
Na floresta haviam árvores grandes e pequenas, velhas e novas. Todas elas gostavam da sua vida na floresta. Era muito agradável sentir a brisa suave acariciando seus ramos. Elas se deliciavam com o calor do sol e tinham prazer em ouvir os cantos dos passarinhos que faziam ninhos entre as suas folhas. Às vezes, as árvores mais novas conversavam a respeito do futuro. Elas não sabiam quanto tempo ficariam na floresta, pois costumavam chegar lenhadores com machados e serras elétricas para derrubá-las, falando em usá-las na fabricação de móveis, casas ou outros utensílios feitos de madeira. Bem no meio da floresta, cresciam três arvorezinhas, juntos a árvore mãe. -Quando eu for grande – uma delas confidenciou às outras duas -, gostaria de ser um berço de um nenê. Lembrando-se daquela senhora que passou por ali com um nenezinho nos braços! Em minha opinião, uma criancinha, é a coisa mais linda deste mundo. Se eu pudesse escolher, queria ser o berço de um príncipe, num palácio real!-Para você isso pode ser muito bom – comentou a segunda arvorezinha – Mas quanto a mim, quero um destino mais importante. Eu gostaria de ser um navio grande e forte, para carregar coisas de grande valor, como ouro, prata ou pedras preciosas. A terceira árvore ficou quieta, pensativa. Finalmente perguntaram-lhe: -E você? Você não sonha com o futuro? O que quer ser? -Não sonho com qualquer outra vida, senão a de árvore! – disse ela – Pra mim, prefiro ficar aqui na floresta. Assim sempre ficarei apontando para cima, para Deus. O que poderia ser melhor? A árvore mãe olhou para ela com carinho. -Você tem toda a razão! – disse ela – Não tem nada melhor do que ficar indicando para Deus! Passaram-se os anos, e as arvorezinhas cresceram, e se tornaram altas e bonitas.
Finalmente, um dia chegaram dois homens com machados e serras. Eles cortaram a primeira árvore e levaram embora. “Será que meu sonho vai se realizar!” a arvore pensou consigo mesma. “Já esperei tanto tempo! Quem sabe, logo serei um berço de um príncipe!” A árvore foi levada para longe, pra uma cidadezinha chamada Belém. Mas ela não foi e aplanada e trabalhada. Coitada da árvore! Ela estava de coração partido, decepcionada! -Não gosto deste lugar feio e escuro! – ela se queixou – E aqui, ninguém me vê! - A não ser os animais que nela comiam. -Espere, vou lhe mostrar uma coisa!... E, numa noite estrelada, aconteceu uma coisa maravilhosa. (leia Lucas 2.16 ou conte em ouças palavras o nascimento de Jesus)
No silencio da noite, o próprio filho de Deus, o Reis dos reis foi deitado nessa manjedoura. E a árvore que era agora uma manjedoura, ouviu o que os pastores contaram sobre a visita dos anjos, anunciando o seu nascimento (daquela criança – Jesus). Ela vibrava de alegria! -Que maravilha! – ela sussurrou – Faço parte de um milagre! Quando pensei em ser um berço, nunca sonhei em carregar um nenê como ELE! O plano de Deus foi muito melhor do que o meu plano! Passaram-se mais alguns anos.
Então, um dia os homens voltaram para a floresta. A segunda árvore foi cortada. “Serei transformado num navio”- pensou ela – “Já esperei muito, mas agora talvez aconteçam as grandes coisas que sonhei!” Ela foi levada para perto do mar, mas não foi usada para a construção de um navio. Em vez disso, tornou-se um simples barquinho de pesca, que chegou a pertencer a um rude pescador chamado Simão Pedro. Um dia descansando junto à praia do Mar da Galiléia, o barco refletia em sua sorte, enquanto Pedro lavava suas redes. -Pensar que minha vida deu nisto! – a árvore que agora era barco, se lastimou. – Um simples barco de pesca e mal cheiroso! E meu dono, Pedro, nem parece ser bom pescador. Veja como trabalhou a noite toda sem apanhar nada! Mas Deus que ama a arvorezinha disse: Espere, vou lhe mostrar uma coisa! E aconteceu. Uma grande multidão foi se reunindo, ali na praia.
Dela saiu uma pessoa chamada Jesus, que entrou no barquinho e, assentando-se, ensinou ao povo. Falou coisas tão sábias, belas e claras, que o povo O ouvia embevecido (atento). Quando o Senhor Jesus terminou de falar, Ele mandou que Pedro se afastasse da praia, com o barquinho e lançasse a rede nas águas profundas. Quando Pedro obedeceu, aconteceu um milagre! As redes encheram-se de peixes até quase romperem-se. E o barquinho tremia (balançava), não tanto por causa do grande peso dos peixes, mas de alegria e admiração. -Que maravilha! – a arvore que era barco sussurrou – Nunca imaginei que poderia levar uma carga como esta! Faço parte de um milagre! Sim, o plano de Deus foi superior ao meu plano! O plano de Deus é sempre o melhor, você não acha? Será que você, também, sonha com o futuro? Pretende ser médico, enfermeira, policial, advogado, professor? Escute: Deus ama você muito mais do que as arvores. Hoje Ele diz: - Espere. Dê-me a sua vida, e Eu farei uma coisa maravilhosa com ela. Você descobrira que o meu plano é muito bom, Deus tem um plano perfeito para a sua vida. Lá na floreta da Palestina, a terceira árvore ainda estava ao lado da velha árvore mãe. Mas, então, um dia, os homens voltaram novamente à floresta.
E desta vez a terceira árvore foi cortada, aquela que queria permanecer na floresta, apontando para Deus. -Que pena! Por que eu não posso ficar aqui? – ela suspirou triste – Mas, foi cortada pela serra cruel, e seus ramos foram-lhe tirados. Rasparam-lhe a casca, e ela foi levada para longe, a cidade chamada Jerusalém. Lá um dia, a arvore foi serrada de novo, e uma parte foi pregada sobre a outra, formando uma cruz! -Que tristeza! – a árvore sussurrou – Pretendem crucificar alguém. Eu vou ser usada para tal fim! Deve ser um criminoso. Oh, não! Não quero fazer parte no castigo de alguém! Afinal, eu sempre queria apontar Deus para as pessoas. Mas Deus, que ama as arvorezinhas, disse: -Espere. Vou lhe mostrar uma coisa ... E um dia, fora de Jerusalém, juntou-se uma outra multidão. Em seu meio estava o Senhor Jesus, carregando a árvore que agora era a cruz. A cruz era pesada demais para Ele, cansado e enfraquecido como estava. Quando Ele caiu sob o peso, a cruz foi carregada por um homem chamado Simão o cirineu. E quando chegou a um lugar chamado Calvário, Jesus foi pendurado na cruz para morrer.
A cruz tremia sob o peso da agonia e vergonha. Mas, aconteceu um outro milagre. O céu se escureceu como se fosse noite. E quando Jesus entregou o seu espírito ao Pai, houve um grande terremoto. No templo, o véu do santuário se rasgou no meio, para mostrar que o caminho estava aberto agora para qualquer um que quisesse entrar na presença de Deus. Um oficial romano, que comandava os soldados, exclamou impressionado. “Verdadeiramente, esse era o Filho de Deus!” (Mateus 27.50-54) A árvore que agora era uma cruz, parecia ouvir o eco das palavras do próprio Jesus: “... e eu quando for levantado na terra atrairei todos a mim mesmo!” (João 12.32) E a árvore começou a entender que apenas ficar na floresta apontando para cima, nunca poderia levar as pessoas para Deus. Era preciso que o próprio filho de Deus morresse numa cruz, derramando o seu sangue, para que elas pudessem ser perdoadas dos pecados e ir, um dia, para o Céu. -Nunca pensei em apontar para Deus desta maneira! Sussurrou a arvore – Mas o plano de Deus foi melhor do que o meu plano! Ela falou a verdade. Apesar de milhares de arvores permanecerem na floresta, nenhuma delas podia levar ninguém a Deus. Somente Jesus pode fazer isso, através do seu sacrifício. Pois ali, o Filho de Deus morreu em nosso lugar e três dias depois, Ele ressuscitou dos mortos. Hoje, Ele está vivo, e pode nos salvar. O primeiro passo, no grande plano de Deus, é que você receba seu Filho, Jesus Cristo, como seu único salvador. Se você ainda não fez isto, venha me procurar (diga onde) logo no fim de nossa aula. Quero mostrar-lhe, na palavra de Deus, como você poderá ter a salvação. Muito de vocês já tem Jesus como seu salvador. Não querem entregar-lhe, agora mesmo, a sua vida e permitir que Ele a Dirija? Diga para Ele agora, enquanto curvamos a nossa cabeça e fechamos nossos olhos. –“Senhor, toma a minha vida e faze com ela o que tu quiseres. Sei que tu me amas e que o Teu plano para mim será sempre o melhor!”.
A novidade é que você pode encontrar essa e outras histórias no Portal da Escola Dominical! http://escoladominical.net/forum/
Nesse link Você participa de um fórum com mediador e outras pessoas que podem interagir entre si! O acervo de histórias é muito rico! Mas primeiro você deve se REGISTRAR e ASSINAR o site na página inicial e assim estará habilitado para poder participar da comunidade e ter acesso a todas as informações. Lá é possível encontrar HISTÓRIAS...
Participe, é genial!!!
(Postado com permissão)
A História das Três Árvores
Cantata de Páscoa Infantil
Duração: 30 min. - 07 músicas
Composta por: Dave Clark e; Jayme Thompson
Tradução: Remo Vieira e Vittor Borges
Áquila Records
OBS: NA PAGINA DOWNLOAD VOCÊ PODE BAIXAR O SLIDE DESSA LIÇÃO ELA FOI ORGANIZADO POR MIM COM OUTRAS IMAGENS APROVEITADAS DA INTERNET!
Querido parabens
ResponderExcluirEstá aprovado.
Um grande abraço.
Adeni... Graça e Paz! Sou muito grato pelo apoio incondicional desde o início. Que bom ouvir isso de uma professora e ministra do evangelho!
ExcluirA Paz! Sua forma de compartilhar material está ótima. Parabens! Deus abençoe!!
ResponderExcluirOi Sandra... obrigado pelo apoio incondicional também. Quando iniciamos é tudo tão difícil. Mas podemos contar com seu incentivo! Obrigado pelo portal EBD.
ExcluirAmei!!!
ResponderExcluirNana... Sou grato por seu apoio e carinho. Realmente é sensacional essa lição! Tentei visitar seu site mas só dá erro, logo que normalizar me avise! Fique com Deus!
Excluiramei essa historia ,vou contar para meus alunos!!!!
ResponderExcluirNão perca tempo, essa lição é mesma muito preciosa. Que Deus te graça e use poderosamente em suas mãos. Fique com Ele, e volte mais vezes!
Excluirlinda linda linda essa lição
ResponderExcluirOi Andreia...Graça e Paz! Essa lição é muito preciosa! Obrigado pela visita e comentário!
ExcluirObrigado pela visita e comentário. Muito preciosa essa lição!
ExcluirMuito linda... Eu preciso tanto meu irmão do play back dessa cantata.. se você puder me auxiliar.. to desesperada.. a pascoa ta chegando e nao consigo... manda pro meu e-mail se alguem tiver por favor... andreiafrota123@hotmail.com.. fique com Deus muito bom o trabalho de Deus na vida de vcs....
ResponderExcluirIrmã Andreia Frota... Graça e Paz! Desculpe por ter visto seu comentário só agora! Entrarei em contato!
ExcluirOBRIGADA, AMEI AS SUAS HISTORIAS PARA CRIANÇAS, VOCÊ NÃO TEM UMA QUE FALE SOBRE O AMOR E A CORAGEM?
ResponderExcluirEspero que seja muito útil, essa é uma lição maravilhosa e de uma sensibilidade incrível! Deixe seu email.
ExcluirFoi muito bom encontrar o seu site porque estava procurando esta história das três árvores para trabalhar na páscoa. Obrigada
ResponderExcluirExcelente lição! E muito própria para a época! Agradeço visita e comentário!
ExcluirLinda mensagem de reflexão para que a gente entende melhor o propósito de Deus em nossas vidas.
ResponderExcluirTAMBÉM ACHO, ESSA LIÇÃO É ESSENCIAL! AGRADEÇO O APOIO E COMENTÁRIO!
Excluirnossa emocionante chorei que linda historia parabens obg por compartilhar
ResponderExcluirÉ PARA CHORAR SIM, ESSA LIÇÃO MOSTRA QUE ATÉ COISAS INANIMADAS OU A CRIAÇÃO RESPEITA A DEUS, E NOS HUMANOS DEVEMOS FAZER O MESMO!
ExcluirObg por esse aprendizado Deus abençoe grandemente a sua vida e sua família para
ExcluirAGRADEÇO PELA VISITA, COMENTÁRIO E APOIO
ExcluirIGUALMENTE, DEUS ABENÇOE
ExcluirGostei
ResponderExcluirAGRADEÇO PELA VISITA, COMENTÁRIO E APOIO
ExcluirTem mais histórias parecidas com essa pra usar alguma base bíblica?
ResponderExcluir