quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Daniel e o Sonho do Rei




Tive um pesadelo esta noite, Mig, estou aflita, me ajude, Mig, Miiigue! O que é que eu posso fazer? Sobre o que era o teu pesadelo? Não lembro, mas me deu aflição!!! Você nem lembra do sonho, e quer que eu a ajude? Isso é impossível! Ah, meninas... Quem é que entende as meninas?


No ano de 586 a.C. o Rei Nabucodonosor conquistou Judá. Ele pilhou tudo, até os utensílios sagrados. levou cativo o povo e ordenou que escolhessem alguns de seus moços, para servirem no palácio. Por três anos teriam tratamento especial e comeriam a mesma comida do rei.


Os selecionados foram Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Eles ganharam novos nomes. Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho. Pediu a permissão de se abster e fazer um teste de dez dias na base de vegetais e aguá. Não é que eles pareciam
mais fortes e saudáveis.


A esses jovens Deus deu sabedoria e inteligência, e eles aprenderam tudo sobre ciência e cultura. A Daniel deu também a capacidade de interpretar sonhos. No final dos três anos o rei testou todos os alunos. Perguntou coisas difíceis e não encontrou ninguém igual a Daniel,
Ananias, Misael e Azarias.


Assim eles passaram a servir o rei. Certo dia Nabucodonosor sonhou, acordou assustado e não conseguiu mais dormir. Convocou os magos, sábios e feitceiros para que dissessem o que ele havia sonhado. O rei foi cruel com os que se diziam sábios: ou interpretariam o sonho ou seriam decapitados.


Eles pediram então que o rei contasse o sonho, mas este achava que quem soubesse realmente interpretar um sonho deveria também saber de que sonho se tratava. Os sábios responderam assustados: -Não há homem na terra que possa fazer isso! -Só os deuses podem fazer tal revelação.


O rei ficou tão furioso que ordenou a morte de todos os sábios da Babilônia. Por isso chegaram a Daniel e o levaram para a terrível execução. Daniel perguntou com brandura o porquê daquela ordem severa e descobriu do que se tratava. Pediu então um prazo para contar e interpretar o sonho.


Daniel então pediu aos seus amigos que rogassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia acerca desse mistério. Naquela noite Daniel teve uma visão e o mistério lhe foi revelado. Daniel louvou o Deus dos céus e disse: -Louvado seja Deus para todo sempre! -Entende tudo e as trevas não lhe são ocultas.


Então Daniel foi ao rei. Chegando lá o rei perguntou a Daniel: -Você é capaz de me contar o que vi no meu sonho e interpretá-lo? Daniel respondeu: -Nebhum sábio, encantador ou mago é capaz de revelar ao rei este mistério. Mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios.


Daniel prosseguiu: -Ele mostrou ao rei o que acontecerá nos últimos dias. Eu não sou mais que os outros sábios. Este mistério só foi revelado, para que tú, ó rei, saibas a interpretação. -Este é o sonho: tu olhaste, e diante de ti estava uma estátua enorme, impressionante,
de aparência terrível.


A cabeça era de ouro, o peito e os braços eram de prata, o ventre e os quadris eram de bronze, as pernas de ferro e os pés em parte de ferro e em parte de barro. -Então uma pedra soltou-se sozinha e atingiu a estátua nos pés. Tudo virou pó. A pedra tornou-se uma montanha e encheu a terra.


-Eis a interpretação: O Deus dos céus concedeu-te domínio, poder, força e glória. Tu és a cabeça de ouro. Depois de ti surgirá um outro reino, inferior. Depois surgirá um terceiro reino, de bronze, que governará toda a terra. Finalmente, haverá um quarto reino, forte como o ferro
que a tudo destrói.


-Seus dedos porém, um pouco de ferro e um pouco de barro, indicam que esse será um reino dividido, com partes fortes e com partes frágeis. É um reino que buscará fazer alianças políticas por meio de casamentos, mas a mistura não dará certo, assim como o ferro não se mistura com o barro.


Daniel continuou: -Na época destes reis Deus estabelecerá um reino que destruirá todos os outros reinos e, jamais será destruído ou dominado. Esse é o significado da visão da pedra que se soltou de uma montanha, sem auxílio de mãos, pedra que esmigalhou o ferro, o barro, a prata e o ouro.


Nabucodonosor caiu prostrado diante de Daniel e o honrou. O rei disse: -Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis e conhece todos os mistérios. Assim colocou Daniel num alto cargo, o fez governador da Babilônia e chefe de todos os sábios.


Deus se revela por um sonho, mas não se revela todo. Não entendi... Meg você viu como Deus é caprichoso? Foi preciso que o rei fizesse um auê enorme, que colocou Daniel em apuros e assim Daniel foi revelado diate do rei, e através de Daniel Deus foi revelado diante de todos! Será que o que eu sonhei também tem um significado?





Texto: Hialmar d'Haese
Ilustração: Adriano Pinheiro
ARCO - Arte e Comunicação | Mig e Meg
(55) - 41 3027-4402 / 11 2626-4402
(55) - 41 3272-3103 / 21 3005-4402

Você pode baixar essa e outras histórias
em slides ( Power Point) acesse:


                


(*Postado com Permissão)

6 comentários:

  1. Olá Fausto! Muito boa a iniciativa do blog! Parabéns! Obrigada por colocar os devidos créditos na publicação!

    OBS: Vale ressaltar que esta, e várias outras histórias bíblicas Mig&Meg, estão disponíveis para download gratuito, junto com desenhos para colorir, no site recém lançado: http://www.historiasbiblicas.com.br/

    Vamos juntos.. trabalhando para o crescimento do Reino!

    Abraços!
    Talita
    ARCO - Mig&Meg

    ResponderExcluir
  2. Quero agradecer de coração a Editora Arco, pela permissão da postagem e pela liberalidade de uso gratuito das histórias em slides. Que Deus os faça prosperar. Essa é uma empresa que sonha e realiza!E a VC ministro de crianças que já utilizou esse material, procure adquiri-lo incentivando a continuidade desse trabalho, vc pode utiliza-lo na evangelização e como premiação!Não esqueça que são muitos os profissionais para confecção desse material e o custo advindo dele é real. Vamos colaborar. Segue a sugestão e obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  3. There's definately a lot to learn about this subject. I like all of the points you have made.
    Also see my web page :: grumpy cat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. We always have something to learn God's word, when it seems that something new emerges exhausted, another aspect. Thanks for your visit and support. Stay with God!

      Excluir
  4. Paz, irmaos!
    Muito boa esta história!!!
    Vou usar com meus pequenos da Igreja!
    Muito obrigada e que Deus abençoe o dom de vocês!🙌🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a visita e comentário. Deus abençoe sua aula ou seu ensino

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters