segunda-feira, 16 de novembro de 2020

UM SONHO QUE PARECE IMPOSSÍVEL (PT12)

PARTE 12

PARA MEMORIZAR:

"E AGORA, QUE A GLÓRIA SEJA DADA A DEUS, O QUAL, POR MEIO DO SEU PODER QUE AGE EM NÓS, PODE FAZER MUITO MAIS DO QUE NÓS PEDIMOSOU ATÉ PENSAMOS!" EFÉSIOS 3.20


Gênesis 45.1-28; 4.28-34 E 47.1-12 - NTLH Nova Tradução na Linguagem de Hoje


1 José não conseguiu mais controlar a sua emoção diante dos seus empregados, de modo que gritou: —Saiam todos daqui! Por isso nenhum dos empregados estava ali quando José contou aos irmãos quem ele era.

2 Ele começou a chorar tão alto, que os egípcios ouviram, e a notícia chegou até o palácio do rei.

3 José disse aos irmãos: —Eu sou José. O meu pai ainda está vivo? Quando os irmãos ouviram isso, ficaram tão assustados, que não puderam responder nada.

4 E José disse: —Cheguem mais perto de mim, por favor. Eles chegaram, e ele continuou: —Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito.

5 Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês.

6 Já houve dois anos de fome no mundo, e ainda haverá mais cinco anos em que ninguém vai preparar a terra, nem colher.

7 Deus me enviou na frente de vocês a fim de que ele, de um modo maravilhoso, salvasse a vida de vocês aqui neste país e garantisse que teriam descendentes.

8 Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus. Ele me pôs como o mais alto ministro do rei. Eu tomo conta do palácio dele e sou o governador de todo o Egito.

9 —Agora voltem depressa para casa e digam ao meu pai que o seu filho José manda lhe dizer o seguinte: “Deus me fez governador de todo o Egito. Venha me ver logo; não demore.

10 O senhor morará na região de Gosém e assim ficará perto de mim—o senhor, os seus filhos, os seus netos, as suas ovelhas, as suas cabras, o seu gado e tudo o que é seu.

11 A fome ainda vai durar mais cinco anos, e em Gosém eu darei mantimentos ao senhor, à sua família e aos seus animais. Assim não lhes faltará nada. ”

12 José continuou: —Todos vocês e Benjamim, o meu irmão, podem ver que sou eu mesmo, José, quem está falando.

13 Contem ao meu pai como sou poderoso aqui no Egito, contem tudo o que têm visto. Vão depressa e tragam o meu pai para cá.

14 José abraçou o seu irmão Benjamim e começou a chorar. E, abraçado com José, Benjamim também chorou.

15 Então, ainda chorando, José abraçou e beijou cada um dos seus irmãos. Depois disso os irmãos começaram a falar com ele.

16 A notícia de que os irmãos de José tinham vindo chegou até o palácio do rei do Egito, e ele e os seus servidores ficaram contentes com isso.

17 O rei disse a José: —Diga aos seus irmãos que carreguem os animais e voltem para a terra de Canaã.

18 E me tragam o pai deles e as famílias deles. Eu lhes darei as melhores terras que há no Egito, e eles comerão o que este país produz de melhor.

19 Que os seus irmãos levem daqui do Egito carretas para trazerem as mulheres, as crianças pequenas e também o pai deles.

20 E não se preocupem por deixarem para trás as coisas que têm, pois o melhor que há na terra do Egito será deles.

21 Os filhos de Jacó fizeram isso. José lhes deu carretas, como o rei havia mandado, e mantimento para a viagem.

22 Também lhes deu roupas novas, mas a Benjamim deu trezentas barras de prata e cinco mudas de roupas.

23 Para o pai, José mandou dez jumentos carregados das melhores coisas do Egito e dez jumentos carregados de trigo, pão e outros mantimentos para a viagem.

24 Os irmãos se despediram, e na hora de partir José aconselhou: —Não briguem pelo caminho.

25 Eles saíram do Egito e, quando chegaram a Canaã, foram à casa de Jacó, o seu pai.

26 Então lhe disseram: —José está vivo! Ele é o governador de todo o Egito! Jacó quase desmaiou e não podia acreditar.

27 Porém, quando lhe contaram tudo o que José tinha dito, e quando viu as carretas que havia mandado para levá-lo para o Egito, Jacó ficou muito animado.

28 E disse: —Já chega! O meu filho José ainda está vivo. Quero vê-lo antes de eu morrer.

28 Jacó mandou que Judá fosse na frente para pedir a José que viesse encontrá-los em Gosém. Quando eles chegaram,

29 José mandou aprontar o seu carro e foi para Gosém a fim de se encontrar com o pai. Quando se encontraram, José o abraçou e chorou abraçado com ele por muito tempo.

30 Então Jacó disse: —Já posso morrer, agora que já vi você e sei que está vivo!

31 Depois José disse aos irmãos e à família do pai: —Eu vou falar com o rei do Egito e vou lhe dar a notícia de que os meus irmãos e os parentes do meu pai, que moravam em Canaã, vieram para ficar comigo.

32 Vou dizer ao rei que vocês são criadores de ovelhas e cabras e cuidam de gado. Direi que trouxeram as suas ovelhas, o gado e tudo o que têm.

33 Quando o rei lhes perguntar qual é a profissão de vocês,

34 digam que a vida inteira vocês têm sido criadores de ovelhas, como foram os seus antepassados. Assim, vocês poderão ficar morando na região de Gosém, pois os egípcios detestam os pastores de ovelhas.

1 Então José foi dar a notícia ao rei. Ele disse: —O meu pai e os meus irmãos vieram da terra de Canaã e estão na região de Gosém com as suas ovelhas e cabras, o seu gado e tudo o que têm.

2 Depois levou cinco dos seus irmãos e os apresentou ao rei.

3 O rei perguntou: —Qual é o trabalho de vocês? Eles responderam: —Senhor, nós somos criadores de ovelhas, como foram os nossos antepassados.

4 Viemos morar neste país porque na terra de Canaã não há pastos para os animais, e a fome lá está terrível. Por favor, deixe que a gente fique morando na região de Gosém.

5 O rei disse a José: —Agora que o seu pai e os seus irmãos vieram ficar com você,

6 a terra do Egito está às ordens deles. Dê a eles a região de Gosém, que é a melhor do país, para que fiquem morando lá. E, se na sua opinião houver entre eles homens capazes, ponha-os como chefes dos que cuidam do meu gado.

7 Depois José levou Jacó, o seu pai, e o apresentou ao rei. Jacó deu a sua bênção ao rei,

8 e este perguntou: —Qual é a sua idade?

9 Jacó respondeu: —Já estou com cento e trinta anos de idade e sempre tenho andado de um lado para outro. A minha vida tem passado rapidamente, e muitos anos foram difíceis. E eu não tenho conseguido viver tanto quanto os meus antepassados, que tiveram uma vida tão dura como a que eu tive.

10 Jacó deu a sua bênção ao rei e foi embora.

11 E José deu ao pai e aos irmãos terras na melhor região do Egito, perto da cidade de Ramessés, como o rei havia ordenado. Essas terras se tornaram propriedade deles, e eles ficaram morando ali.

12 José dava mantimentos ao pai, aos irmãos e aos parentes, conforme as necessidades de cada família.


IMAGENS EXTRAÍDAS DE ANTIGAS

REVISTAS EBD CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters