segunda-feira, 8 de agosto de 2011

EBF Metodista 2010


Escola Bíblica de Férias 2010
VIVENDO JUNTOS COM A GRAÇA
Assim, nós, que somos muitos,
somos um só corpo em Cristo.
(Romanos 12.5)
É com o coração cheio de gratidão e louvor a Deus, que iniciamos o ano com o novo tema norteador para o trabalho com as crianças.Com a colaboração, a participação, o empenho de muitas pessoas chamadas por Deus que, com fé, esperamos que muitas crianças sejam abençoadas com mais este tema.O Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, seguindo a proposta do Colégio Episcopal da Igreja Metodista para o biênio 2010 -2011, que tem como tema orientador “Testemunhar os sinais da Graça na Unidade do Corpo de Cristo”, convida a igreja a refletir sobre a participação da criança como agente da missão.

Unida ao corpo de Cristo, ela testemunha os sinais da graça e age no caminho com fidelidade, amor e compromisso com Cristo e a missão.As comunidades de fé são convidadas a testemunhar esta unidade, demonstrando amor ao próximo, acolhendo as crianças e, com atos simples e singulares, mostrar que existe uma maneira alegre e bonita de se viver.“Numa sociedade competitiva como a nossa, marcada pelo individualismo e pelo consumismo, nós, metodistas, declaramos a gratuidade da Graça de Deus, que não pode ser comprada por preço algum, mas tem a garantia da obra do Senhor Jesus Cristo, consumada na cruz do Calvário” (Série Discipulado, v. 3, p. 5 - 6).

O caderno da EBF (Escola Bíblica de Férias) apresenta para as crianças alguns ensinamentos de Jesus apontando que é possível viver em paz, com relacionamentos verdadeiros de união, respeito e amor entre as pessoas. “Na unidade do corpo de Cristo: A igreja é o sinal da Graça de Deus na sociedade. E demonstra isso de modo importantíssimo na unidade do corpo de Cristo.” (Série Discipulado, v. 3, p. 8).

Assim o versículo-base para as crianças Romanos 12.5 ensina que Deus nos fez diferentes e nas diferenças encontramos o sentido da vida, que é viver em comunhão. O sinal mais importante que apresentaremos para as crianças é a Santa Ceia. Com o exemplo de Cristo junto aos discípulos, mostramos a promessa e o sinal para lembrarmos sempre do Amor de Deus por nós. “A Santa Ceia é o caminho para a unidade cristã e deve nos unir em um sonho comum: o Reino de Deus entre nós” (Série Discipulado v. 3, p. 22). A Santa Ceia, a mesa é o sinal de que, no Reino de Deus, ninguém fica de fora, ninguém é excluído e o que deve imperar entre nós é o Amor Maior, a comunhão.

“A Graça de Deus reproduz em nós a mudança com relação ao amor que sentimos pelo Pai, bem como pelo nosso semelhante. Ele nos liberta do temor e da culpa, permitindo-nos desenvolver um relacionamento aberto e franco com Deus e com o/a nosso/a irmão/ã. Assim, nossa relação com o Senhor passa a ser de resposta recíproca ao seu gesto de amor.” (Série Discipulado v. 3, p. 11).

Uma das músicas para as crianças diz: “A vida, a Graça, a Vida tem Graça, sim! O amor de Deus é Cristo vivendo em mim”. A Graça faz com que vivamos em harmonia.

Que a Graça de Deus, que é melhor que a vida (Sl 63.3), atue no nosso meio e que muitas crianças conheçam a alegria de participar do Reino de Deus que começa aqui entre nós. Veja, na bibliografia sugestões de textos para aprofundamento do tema 2010 -2011.

Bom trabalho.

Um abraço Carinhoso.
Elci Pereira LimaCoordenadora do DNTC (Departamento Nacional de Trabalho com crianças)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters