quinta-feira, 21 de junho de 2012

Jesus chama seus discípulos


Jesus escolhe seus discípulos

Textos bíblicos:
Marcos 1.16-20; 2.13-14; 3.13-19; 6.12-16 Mateus 4.18-22
Deus enviou Jesus para fazer uma coisa muito importante: unir o ser humano com Ele novamente. Jesus nasceu em Belém, cresceu numa cidade chamada Nazaré e quando tinha 30 anos começou seu trabalho. Ele começou sozinho com jejum, oração e conhecimento da palavra. Seu primeiro milagre foi em um casamento na cidade de Caná. Logo depois Jesus percebeu que precisava de companheiros na caminhada. Muitas pessoas começaram a seguir Jesus por causa dos milagres, mas Ele escolheu 12 homens para estarem sempre perto e ajudá-lo no trabalho. Ele escolheu sua equipe, que ficou composta por pessoas diferentes. Eram homens que aceitaram o desafio de segui-lo, escutá-lo e depois espalhar o evangelho. Chamou pessoas simples, homens trabalhadores, mas, sobretudo, que tinham a coragem de escolher estar com Ele numa nova visão de mundo.

Pedro

Quando Jesus chamou esse discípulo, ele era pescador em Cafarnaum, junto com seu irmão André e seu nome era Simão. Jesus acrescentou Pedro ao seu nome, que quer dizer “pedra”. Era um homem decidido. Não pensava duas vezes quando queria fazer alguma coisa. Às vezes, Jesus até precisava consertar alguma coisa que Pedro fazia. Foi a ele que Jesus deu o privilégio de andar consigo sobre a água, curou sua sogra, pediu que cuidasse de suas ovelhas, quer dizer, tomasse conta das pessoas que ficavam com ele. Pedro passou por momentos muito especiais na companhia de Jesus. Quando estava preso e lhe perguntaram se pertencia ao grupo de Jesus, ele disse que não, por três vezes. O medo fez com que negasse ser amigo de Jesus. Mas Jesus perdoou Pedro e ele teve o privilégio de ser um dos fundadores da igreja cristã. Escreveu cartas às igrejas e na Bíblia tem duas delas. (são muitas as referências sobre o protagonismo de Pedro junto a Jesus). (Marcos 8.27; 14.66-72; Atos 12.1-9)

André

O nome André significa varonil. Esse discípulo nasceu na cidade de Betsaída, na Galiléia, mas quando cresceu, foi morar em Cafarnaum e trabalhava como pescador, junto com seu irmão Pedro. Ele ficou sabendo de Jesus porque João Batista contou a ele. André não ficou calado e foi logo falar com seu irmão sobre o mestre. Eles dois acompanharam Jesus durante o tempo em que esteve na Terra. A Bíblia conta que até quando Jesus subiu ao céu André estava presente. (João 1.40; 12.22)

Tiago

Esse era irmão de João e o pai deles se chamava Zebedeu. Eram chamados de “filhos do trovão”. Eles e seu pai eram sócios de Pedro no negócio de pesca. Tiago acompanhou Jesus até a sua subida ao céu. No caminho, alguns samaritanos não receberam o grupo de Jesus quando eles se encaminhavam para o lugar onde ia acontecer a subida. Tiago e seu irmão João perguntaram a Ele se queria que pedissem fogo do céu para aquela aldeia. É claro que Jesus não deixou e ainda ficou bravo com ele. Na caminhada da igreja, trabalhou muito e há registros desse trabalho na Bíblia. (Mateus 4.21; Marcos 1.19; Lucas 5.1-11)

João

Era filho de um homem chamado Zebedeu. Seu irmão, Tiago, também foi um discípulo de Jesus, que arranjou um apelido para eles: os filhos do trovão. A Bíblia conta que Jesus gostava muito de João e eles eram muito próximos. No dia em que Jesus morreu, foi João quem amparou sua mãe, Maria, que estava sofrendo muito. Depois de muitos anos vivendo nos caminhos de Jesus, João resolveu escrever a história dele. Por isso nós temos na Bíblia o Evangelho segundo João. É um livro que fala do amor de Jesus e por isso João é chamado o “discípulo amado”. Escreveu também algumas cartas às igrejas daquela época e três delas estão na Bíblia. No final de sua vida, refugiou-se na ilha de Patmos onde escreveu o livro de Apocalipse. (Mateus 4.21; 20.20)

Filipe

Você sabia que Filipe quer dizer amigo dos cavalos? No tempo de Jesus haviam muitos homens que se chamavam Filipe. A Bíblia registra vários deles. Havia um que até era filho do rei Herodes. De todos os homens que tinham este nome, um foi muito amigo, mas, de Jesus. Ele tinha outros amigos e se preocupava em falar de Jesus a todos eles quando iam à sinagoga. Sinagoga era a casa onde os judeus se reuniam para estudar as Escrituras. Naquela época, o Antigo Testamento já existia. Muitas pessoas liam, mas, não acreditavam que Jesus fosse o Messias prometido. Filipe era diferente. Ele conhecia Jesus de perto e sabia que Ele era o Messias, por isso, o seguiu até o final de sua vida. (João 6.5; 12.21; 14.8)

Bartolomeu

Este nome significa filho de Ptolomeu. Bartolomeu não é um nome muito comum, mas, Jesus conheceu um homem chamado Bartolomeu. Ele seguiu Jesus por todo lugar. Jesus andava por toda a Galiléia e falava com todas as pessoas. Pobres, ricos, feios, bonitos, brancos, negros. Muitas pessoas que eram desprezadas por todo mundo tiveram a atenção de Jesus. Em todos esses encontros, Bartolomeu devia estar presente e muito feliz por conhecer Aquele que todos esperavam: o Messias. Ele sabia que Jesus veio para libertar o ser humano de toda culpa perante Deus. Por isso Jesus devia morrer. Ele morreu, mas ressuscitou e, no dia em que subiu ao céu, Bartolomeu estava lá para ver.

Mateus

Esse nome tem um significado muito bonito. Significa dom de Deus. Toda criança é um dom que Deus concede ao seu pai e à sua mãe. Mateus, o discípulo de Jesus, também era conhecido com outro nome: Levi. Sabe como foi que este homem conheceu Jesus? Foi muito interessante. Jesus estava passando, viu Mateus trabalhando e chamou: Mateus vem! E ele foi! Deixou seu trabalho de recolher impostos, quer dizer, cobrar das pessoas e foi aprender com Jesus. E ele aprendeu muito. Depois que Jesus morreu e a igreja começou a ser formada, era necessário registrar o que ele tinha feito no seu ministério. A Bíblia tem um livro chamado evangelho de Mateus. Ele sabia ler e escrever e dividiu com o mundo inteiro o privilégio de conviver com o mestre Jesus. ( Mateus 9.9; Marcos 2.13-14; Lucas 5.27-28)

Tomé

Tomé também era chamado “Dídimo”, que significa gêmeo. Esse discípulo de Jesus era um homem comum e foi chamado por Jesus para fazer parte do grupo de discípulos mais chegados. Isso mostra que Jesus queria perto de si pessoas comuns. Parece que Tomé não era um exemplo de fé no trabalho do Mestre. Na vinda para Jerusalém, depois que Jesus ressuscitou a Lázaro em Betânia, ele pensou em tudo o que ia acontecer e achou que eles também morreriam. Quando Jesus estava confortando a todos, já em Jerusalém, ele disse: “Jesus, não sabemos para onde o Senhor vai. Como poderemos saber o caminho?” ele pensava que o caminho de Deus é um caminho comum, uma estrada. Todas as pessoas lembram de Tomé como o homem que duvidou da ressurreição de Jesus e isto é registrado na Bíblia. Mas, nem sempre as pessoas lembram que ele, ao reconhecer Jesus, ficou muito arrependido. Depois disso ele foi um discípulo fiel e pregou o evangelho a muitas pessoas. (João 11.16, 20, 24).

Tiago

Este outro Tiago era filho de um homem chamado Alfeu. Não existe muita coisa registrada a respeito da vida deste discípulo de Jesus. Apesar disso, podemos imaginar muito de sua vida ao lado do Mestre. Já pensou como ele deve ter ficado surpreso quando Jesus realizou muitas curas em Cafarnaum, quando ele curou dois cegos na cidade de Jericó, quando ele mandou que o paralítico se levantasse perto do tanque de Siloé. Ele deve ter ficado triste quando Jesus contou a eles que iria morrer em breve, mas, sua alegria voltou quando Ele disse que iria ressuscitar. Ele já havia visto Jesus ressuscitar Lázaro em Betânia, o filho da viúva em Naim e a filha de Jairo também. Mesmo tendo ouvido isso ele deve ter chorado muito quando viu Jesus pendurado naquela cruz e ficado com muito medo também. Mas, o mais importante foi que Jesus voltou para eles e o Espírito Santo desceu deixando uma alegria muito grande em seus corações. Isso pode acontecer hoje também.


Simão

Simão é uma simplificação do nome Simeão. Ele acompanhou Jesus e deve ter ajudado a distribuir pão para a multidão de 5.000 pessoas! Possivelmente, viu Jesus ressuscitar a Lázaro e perdoar a Maria Madalena. Já imaginou que coisa boa! Ver o mestre agir com toda autoridade que Deus lhe deu! Simão foi um homem privilegiado. Nós também somos privilegiados por conhecer a Jesus. Não podemos vê-lo com nossos olhos, mas sabemos que Ele nos ama e está sempre do nosso lado. Podemos seguir Jesus, assim como fez Simão.

Judas

Foi um discípulo fiel a Jesus e era filho de um homem chamado Tiago. Andou com Ele pela Judéia, Galiléia e por todo lugar por onde passou, sempre ouvindo e obedecendo ao Mestre. Ele não tinha vergonha de perguntar e tirava suas dúvidas quando não entendia o que Jesus estava falando. Certa vez, ele perguntou a Jesus de onde vinha e porque escolheu um grupo tão pequeno para conhecê-lo de perto, ao invés de se manifestar ao mundo. Jesus respondeu dizendo que, se alguém o amasse, guardaria as suas palavras. Disse também que Deus amaria essa pessoa e que eles fariam morada no seu coração. Jesus ainda prometeu muitas coisas aos discípulos por causa da pergunta de Judas. (João 14.22)

Judas, o Iscariotes.

Foi um discípulo fiel a Jesus até que descobriu que ele não era o rei terreno que todos esperavam. A pregação de Jesus era totalmente diferente da que ele ouvia no seu grupo de pessoas, que queriam um imperador. No grupo de Jesus, Judas Iscariotes era o tesoureiro, quer dizer, tomava conta do dinheiro que às vezes recebiam para comprar comida. Ele se preocupava muito com seu trabalho e acreditava que os judeus iriam triunfar como povo e por isso ficou decepcionado quando entendeu que Jesus não era um guerreiro e muito menos um político. Judas entregou Jesus aos romanos e ao Sinédrio judeu. Quando viu que ele foi crucificado, ficou tão arrependido que se matou. Esta é uma história triste de quem escolheu um caminho errado.

Anexos















Obs. Essa é uma das lições da EBF 2012
da Igreja Metodista. Acesse já!

25 comentários:

  1. Adriana Vaz... Graça e Paz! Quero agradecer por estar seguindo o blog 'Apascentar os Pequeninos'. Seja muito bem vinda ao grupo. Para mim é uma honra ter o apoio e incentivo de uma pessoa tão esclarecida na Bíblia. Deus te abençoe pelo site e pelas relevantes postagens. Fica aqui o meu agradecimento e amizade! Ah estou também te seguindo. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Lika... Deus te abençoe também! É interessante como pessoas que até então não se conheciam estabelecem vínculos em torno de um mesmo ideal. E o mais importante é que esse ideal é Cristo. Seja bem vinda ao grupo e ao site. Volte mais vezes. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Rose... VC é mais nova seguidora do blog e eu sou muito grato por isso. Seja bem vinda ao grupo e ao site! Se tiver um também mande o endereço e estarei visitando.! Fique com Deus e volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Deus continue abençoando seu ministério.
    sempre uso suas postagens ! paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Cris estou muito agradecido pelo apoio e incentivo! Que Deus continue te abençoando e usando para seu louvor!

      Excluir
  5. salvou minha aula de hoje rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus te abençoe grandemente,pois o seu Blog é de grande ajuda para que assim possamos ministrar uma boa aula para as crianças.

      Excluir
  6. Amei seu Blog!!!! dou aula na primária e to aproveitando muito suas lições!!!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Evani...Graça e Paz! Agradeço a visita! Este estudo feito pelos irmãos da Igreja Metodista!

      Excluir
  8. Obrigada querido, que Deus continue te abençoando Rica e poderosamente por este progecto.
    Eu sou de Angola e amo usar o seu material para as minhas Criancinhas.
    Só não sei como baixar a partir daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz e grato pelo apoio de nossos irmãos africanos. Sejam bem vindo. Esse material é da igreja Metodista aqui do Brasil. Clique na imagem da EBF, ela irá redireciona-lo a página da EBF clique CADERNO DA EBF (na linha vermelha) ela irá abrir uma página do arquivo em PDF, aguarde alguns segundos para carregar e no canto direito (no topo) clique na seta (é o download) e quando abrir um campo clique em salvar e pronto! Fique com Deus!

      Excluir
  9. Querida quero lhe dizer que esqueceu o discípulo Tadeu, pois nesta historia que foi compartilhada só tem 11 discípulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Querido'! - Tem 12 sim, e Tiago se refere ao mesmo Tadeu. Tendo alguma dúvida ainda, faça uma pequena pesquisa e suas dúvidas serão sanadas! Deus te abençoe e obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Olá,
      Graça e Paz!
      O texto fala em dois Tiagos. Que são Tiago filho de Aldeu e Tiago filho de Zebedeu. Porém, Tadeu é outro apóstolo. Marcos 3.16-19.

      Excluir
    3. A Simão, a quem pôs o nome de Pedro,
      E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;
      E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão, o Cananita,
      E a Judas Iscariotes, o que o entregou.

      Marcos 3:16-19

      Excluir
    4. Tomé seria o Judas (não o Iscariotes)!

      Excluir
  10. Amando, contar essa história real para minha filha, obrigado pelo carinho de escrever... essa linda história !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellyana...Graça e Paz! Fico muito feliz por seu testemunho e compromisso. Pena ver tão poucas mães dedicadas no que tange ao ensino da Bíblia. Deus a recompense pelo ensino!

      Excluir
  11. Amando, contar essa história real para minha filha, obrigado pelo carinho de escrever... essa linda história !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellyana...Graça e Paz! Fico muito feliz por seu testemunho e compromisso. Pena ver tão poucas mães dedicadas no que tange ao ensino da Bíblia. Deus a recompense pelo ensino!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters