Tradutor

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Flanelógrafo


O flanelógrafo é um recurso didático útil para o ensino. Ele pode ser confeccionado em papelão, madeira, isopor, etc, e ser revestido de feltro ou flanela. Ele pode ser sobreposto ou fixado a um tripé , conforme o modelo a seguir; na mesa, quando em formato triangular (tipo calendário de mesa) e conforme o tamanho pode ser utilizado pendurado ao pescoço!


Um tamanho ideal é por volta de 60 x 80 cm. Para colar o feltro ou flanela utilize cola de madeira (existe tubos pequenos); espalhe a cola com rolinho sobre a superfície; aguarde secar um pouco; coloque sobre a superfície a flanela ou feltro esticado; para ter bom resultado passe sobre a superfície da flanela uma régua e o acabamento será perfeito. Recorte a sobra de tecido deixando uns 5 cm de margem para acabamento, dobre-ás para trás e cole-ás, após, você pode dar acabamento com fita crepe.


Um cenário dá uma perspectiva muito legal
de cena para uma história!


Aqui coloquei apenas algumas figuras,
vejam como ficou legal!


Agora coloquei no cenário algumas peças avulsas:
porta, janela e cortina. Deu uma nova perspectiva!


O cenário recebeu outras peças:
escada embutida e piso de pedras!
Temos a idéia de outro espaço, um porão!


Só o flanelógrafo pode ser utilizado para memorização de versículos! Caso as figuras não aderem, você pode colar em seu verso inter-tela, feltro, TNT ou lixa (aquela bem fina - e em pequenos pedaços) e o problema será resolvido rapidamente! Muito legal!


Existem flanelógrafos bem profissionais,
vejam o acabamento deste a seguir...


O mesmo cenário sobreposto em parte
por uma peça de beira de praia!




Cenário do campo.


O mesmo cenário sobreposto por um acessório (peça) - desértico! O mar desapareceu!


Cenário vila Bíblica.


Esse modelo (amarelo) é um flanelógrafo de pescoço (30 x 40 cm), foi confeccionado em papel cartão. Deixe a parte superior aberta e ele funciona como envelope, e você pode guardar as figuras da lição dentro!


Esse é um outro flanelógrafo que fiz em isopor!
No verso tem um cartaz de pregas!


Olha aí o cartaz de pregas! Muito útil para memorização de versículos ou coloca-los em ordem. Nomes dos personagens, cidades ou outras palavras 'chaves' da lição!


A idéia é resgatar o uso do mesmo assim como demostrar a sua utilidade. Há quem ache que as crianças não dão mais importância para esse tipo de recurso, mas dão valor sim! É lógico que você deve procurar variar o recurso e treinar também. Para que as figuras fiquem em seus lugares certos e na proporção certa. (Fundo, lado esquerdo ou direito, ao meio, sobreposta, etc)

Os cenários e peças avulsas
você pode encontrar nos links a seguir.




Recursos profissionais.
Inclusive a Bíblia em feltro!


Importação




4 comentários:

  1. Olá amores! Muito bom o blog, muitas ideias para aplicar até na educação tradicional, vou visitar sempre.
    Vou indicar para minhas amigas e irmãs colegas de profissão e irmãs em Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a visita e comentário, seu apoio e incentivo é muito importante! Que bom que encontramos pessoas sensíveis a lições Bíblicas e estórias. Muito agradecido e fique com Deus!

      Excluir
  2. Obrigado por passar seu conhecimento, Deus o abençõe, me ajudou muito

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...