segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Jezabel x Elias

X

Para Memorizar: “A Lei do Senhor é perfeita
e refrigera a alma!” Salmo 19.7

Leitura Bíblica: I Reis 19.1-18

Objetivos
*Entender que, na palavra de Deus, encontramos palavras de ânimo para a nossa vida;
*Testificar dos benefícios recebidos através da obediência à palavra de Deus.

Introdução
Como você se sente ao receber a notícia de uma nota baixa na prova. Menor ainda do que você esperava. Isso nos deixa desanimados e muitas das vezes precisamos de uma palavra amiga.

Comentário

I - A Desobediência do povo
Houve uma época em que o povo de Israel (povo de Deus) era governado por um rei chamado Acabe, este era desobediente aos mandamentos de Deus, adorava a ídolos e agia de maneira contrária a vontade do Senhor.
Ele era um rei influenciado pela vontade e caprichos de sua mulher, a rainha Jezabel.
Ela era idólatra e trouxera de sua terra natal, a Fenícia, imagens de deuses estranhos para serem adorados por Israel.
A Bíblia diz que o rei Acabe pecou contra Deus mais do que qualquer um dos reis que vieram antes dele (I Reis 16.30).
Assim, o povo, influenciado pelos reis e subordinado as suas ordens, praticavam ações que desagradavam a Deus, oferecendo sacrifícios a Baal.

II - O profeta fugitivo
Naquela época vivia em Israel um profeta de Deus chamado Elias, este era muito usado por Ele, e que se mantinha fiel ao Senhor. Ele chegou a derribar alguns altares de Baal e exterminar 450 de seus profetas (I Reis 18.20-40).


Quando a rainha Jezabel (figura 1) soube do acontecimento ficou tão furiosa que ordenou aos seus criados que prendessem a Elias onde ele estivesse. Ela pretendia vingar-se dele, e é claro que, matando-o. Por essa razão, Elias, quando soube da ordem expedida, fugiu para longe a fim de esconder-se e proteger-se da malvada rainha. (figura 2)


O profeta segue para o deserto e, após andar o dia inteiro, assenta-se à sombra de uma árvore para descansar.
Ele estava tão triste e desanimado que deseja morrer! Agora aquele homem impetuoso e corajoso, precisava esconder-se. Assim, cansado e deprimido, pensando que estava só - Elias adormece. Mas... Que surpresa! O anjo do Senhor aproxima-se dele e ordena que se levante para comer pão e beber água fresquinha. (figura 3) Temos aqui um verdadeiro milagre.


O anjo tornou a tocar em Elias e, pela segunda vez, ordena que ele coma mais para ter forças, a fim de empreender uma longa viagem. Depois de comer bastante, Elias tem suas forças renovadas e viaja durante 40 dias e 40 noites até chegar a um lugar denominado Horebe, este era um monte muito alto. O profeta encontra uma caverna a ali descansa, era ali que pretendia passar a noite. Pensativo, sozinho, imaginava o que poderia lhe acontecer, amargava a angustia pelas ameaças de Jezabel. Nessa situação tão difícil, de repente, ele sente que algo irá acontecer. Deus fala com Elias. Leiamos I Reis 19.9-15. (figura 4)


III - Recobrando o ânimo
Elias fica muito espantado com ouvia da parte do Senhor.
Deus falava-lhe algo que ele nem imaginava. Ele não estava sozinho. Em Israel estavam outros 7000 que também resolveram não adorar falsos deuses.
Que notícia maravilhosa. Elias não estava só. Essa mensagem lhe trouxe ânimo de prosseguir. Assim Deus fala e fortalecesse o profeta que, sem perda de tempo, desce o monte pra juntar-se aos outros fiéis e, unidos, trabalharem para livrar Israel daquela idolatria que tanto aborrece ao Senhor Jeová.     
Deus está com os seus servos em qualquer momento e situação. Importa honrar e obedecer aos seus mandamentos. Com certeza ele nos livrará do mal. Ore com eles e por eles.

Essa lição compõe antigas revistas da EBD
(Escola Bíblica Dominical) da CPAD
(Casa Publicadora das Assembleias de Deus)
Conheça o novo e excelente currículo!

Como apoio use o desenho animado do
Midinho - O Pequeno Missionário
da Graça Filmes - Volume 16

Como apoio use o desenho animado
Elias da FOCUS KIDS

Um comentário:

  1. Marie... Graça e Paz! VC é o seguidor 128° desse site e para mim é uma honra. Obrigado! E que a graça de Deus seja sobre sua vida. Parabéns também pelo seu blog e por tanta dedicação!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters