quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Machado Flutuou


Acontecendo o Impossível

Para Memorizar: “Vinde, contemplai as obras do Senhor!” Salmo 46.8ª

Leitura Bíblica: II Reis 6.1-7

Objetivos:
*Falar dos milagres que Deus operou
através do profeta Eliseu;
*Reconhecer que, ainda hoje, Deus quer usar
seus servos para operar milagres;
*Compreender que Deus honra a nossa fé.

Introdução
Você sabe o que é fé? A Bíblia diz que é “o firme fundamento das coisas que se esperam e aprova das coisas que não se vêem”. Hebreus 11.1
O profeta que a lição de hoje vai falar a lição chama-se Eliseu, homem de Deus que tinha muita fé e confiança no Senhor. Por isso, sua fé foi honrada.

Comentário
Deus usou grandemente Eliseu, que foi o sucessor do profeta Elias, quando este foi levado aos céus num redemoinho.
Deus operou muitos milagres, usando Eliseu.
Nos momentos finais da vida de Elias aqui na terra, Eliseu sentiu que algo especial estava para acontecer com seu amo. Por isso, não se separou em momento algum.

I – O Difícil Pedido
Quando Elias viu que era impossível desvencilhar-se do seu servo, disse-lhe: “Pede-me o que quiseres que eu te faça, antes que seja tomado de ti”. Eliseu prontamente respondeu: “Peço-te que haja porção dobrada do teu espírito sobre mim”. Sabem que foi justamente isso que aconteceu? Ele fez o dobro dos milagres do seu antecessor.
Hoje, vamos falar de um milagre bem diferente que aconteceu através do profeta Eliseu, por sua fé. Era costume naquela época, os pais enviarem seus filhos, quando jovens, para estudar e conviver com os profetas.
Assim como vocês vêm à escola bíblica dominical (EBD) para aprenderem à palavra de Deus, da mesma forma eles freqüentavam a chamada ‘Escola de Profetas’


II – Uma Boa Idéia
Certo dia, aqueles jovens disseram ao profeta Eliseu: “Esta casa onde ficamos é muito pequena. O senhor não acha que devemos construir outra maior? Todos nós juntos podíamos edificá-la! Vamos até o bosque próximo ao rio Jordão, cortamos as árvores e com ela faremos uma casa grande e confortável”. Eliseu achou a idéia muito boa, concordou prontamente e assim foi feito. Logo aquela comissão seguiu em direção ao rio Jordão, munidos de suas ferramentas, e supervisionados pelo profeta Eliseu.


Chegando ao lugar determinado, logo iniciaram os trabalhos. Cada um procura uma árvore e se empenha em derrubá-la. Na época não se tinha recursos como hoje, e uma das principais ferramentas era o machado.

III – Que Desastre
Aconteceu que, um deles, ao arremessar o machado em direção ao tronco da árvore, este escapou do cabo; devido ao impacto e talvez por estar mal colocado, indo cair nas águas do rio Jordão. Naturalmente ele afundou!
O jovem ficou muito triste porque o machado que estava usando era emprestado. E agora? O que fazer? Como se desculpar ao dono da ferramenta?


Este jovem foi então ao encontro do profeta Eliseu, para comunicar-lhe o ocorrido. Diante dele queixa-se de sua sorte.

IV – O Milagre
Eliseu não se preocupou. Apenas perguntou ao jovem: “Onde caiu?” O jovem apontou em direção ao rio. Prontamente Eliseu vai até o lugar indicado pelo jovem como o lugar  onde  a ferramenta caiu. Eliseu procura um pedaço de madeira e joga em cima da água, no lugar indicado, onde ocorreu a queda do metal.


Vejam que surpresa. Todos ficaram admirados. Em questão de instantes o machadou flutuou e ficou boiando, pairando sobre as águas. Logo o profeta Eliseu ordena ao jovem que retire a ferramenta da água. O jovem agachou-se esticou o braço o suficiente para alcançar o metal na água e o retirou com suas próprias mãos.

Quem fez o machado flutuar? Porque Ele fez esse milagre? Qual foi a importância de Eliseu? Porque Deus honrou o propósito daqueles jovens?
De acordo com a lição, quais e quantas coisas boas podem ser realizadas para honrar a Deus?

Essa lição compõe antigas revistas da
Escola Bíblica Dominical (EBD)
da Casa Publicadora das
Assembleias de Deus (CPAD)
Conheça seu novo e excelente
currículo para a EBD.

6 comentários:

  1. Quero agradecer a mais nova seguidora! A Monica, estou muito agradecido pelo apoio e carinho. Deus te abençoe! Não consegui verificar pelo seu perfil se vc tem um site, caso tenha me mande o endereço e estarei visitando. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado também ao Flávio Franklin, por estar seguindo o blog, Deus te abençoe e continue inspirando vc no seu site, ele é uma benção, tem cada mensagem!!! Quem qyuiser visitar é só acessar...
    http://flaviofranklin.blogspot.com/
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Ótima sugestão, vou dar aula para as crianças hoje e isso ampliou minha mente. Abração, a paz.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters