quinta-feira, 19 de julho de 2012

Davi e o filho de Jônatas

Davi e Mefibosete
(II Samuel 9.1-13)

Objetivos: Despertar o desejo de ajudarem-se mutuamente; Desenvolver hábitos e atitudes que fortaleçam o caráter cristão; Prontificar-se a ajudar a mamãe nas tarefas da casa que estejam ao seu alcance.

Para Memorizar:
“Um ao outro ajudou!” Isaías 41.6

Obs. Estal ição ocorre muitos anos depois, após a morte de Saul e Davi ter conquistado o reinado.


1 Certo dia Davi perguntou: —Será que alguma pessoa da família de Saul ainda está viva? Se está, eu quero fazer alguma coisa boa para essa pessoa, por causa de Jônatas. 2 Havia um escravo chamado Ziba, da família de Saul. Alguém lhe disse que fosse falar com o rei Davi. —Você é Ziba? —perguntou o rei. —Sim, sou eu mesmo, às suas ordens! —respondeu ele. 3 E o rei lhe perguntou: —Ainda existe alguém da família de Saul para quem eu possa fazer alguma coisa boa, como prometi a Deus? Ziba respondeu: —Sim. Existe um filho de Jônatas. Ele é aleijado dos dois pés.


4 —Onde está ele? —perguntou o rei. —Na casa de Maquir, filho de Amiel, na cidade de Lo-Debar! —respondeu Ziba. 5 Então o rei Davi mandou buscá-lo. 6 Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi em sinal de respeito. Davi disse: —Mefibosete! —Às suas ordens, senhor! —respondeu ele.


7 —Não fique com medo! —disse Davi. —Eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, e você será sempre bem-vindo à minha mesa. 8 Mefibosete se curvou novamente e respondeu: —Eu não valho mais do que um cachorro morto! Por que o senhor é tão bondoso comigo? 9 Então o rei chamou Ziba, o escravo de Saul, e disse: —Eu estou devolvendo a Mefibosete, o neto do seu patrão, tudo o que pertencia a Saul e à sua família. 10 Você, os seus filhos e os seus empregados cultivarão a terra para a família do seu patrão Saul e farão a colheita para que eles tenham comida. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa. Ziba tinha quinze filhos e vinte empregados. 11 Ele respondeu: —Farei tudo o que o senhor mandar. Daí em diante Mefibosete passou a comer junto com o rei, como se fosse filho dele.


12 Mefibosete tinha um filho pequeno chamado Mica. Todos os que eram da família de Ziba se tornaram empregados de Mefibosete. 13 Assim Mefibosete, que era aleijado dos dois pés, ficou morando em Jerusalém e todos os dias comia junto com o rei.

Anexos





Obs. Esta é a última lição dessa sequência, a vida de Davi. As imagens compõem antigas revistas da EBD da editora CPAD. Conheça o novo currículo, que também, é de excelente qualidade. O texto é da Bíblia na Linguagem de Hoje!

6 comentários:

  1. Irmã Idalete... Graça e Paz! Obrigado pelas palavras de apoio e carinho. Já acompanho seu trabalho, que é de um valor inestimável. Sua simplicidade o que mais me cativa. Interessante que esta semana estava planejando passar em seu blog e a irmã foi mais rápida. Compreendo sobre a questão de tempo para deixar comentários, eu também tenho muita dificuldade. Mas já fico muito feliz em ter a sua amizade e apoio. Aliás a irmã já indica meu blog e eu quero fazer o mesmo. Dedico a irmã e ao blog os dois primeiros selos que recebi. A irmã pode retira-lo na marcador SELOS Deus a abençoe. E fique certa que a recompensa maior virá do Senhor nosso Deus!

    ResponderExcluir
  2. Irmã Karla Barbosa... Graça e Paz! Estou muito agradecido por se tornar seguidora do blog. Pra mim é uma honra ter o seu apoio e incentivo. Seja muito Bem-Vinda e volte sempre! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Mla... Graça e Paz! Fiquei muito feliz em vê-la aqui como seguidora do blog. Seja muito bem vinda e volte sempre. Já estive em seu site e espero que vc retome logo as suas atividades no blog. Deus te abençoe. E um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor meu irmão se tiver essa pasta de visuais completa vc poderia postar as lições 1 2 3 que conta a história de Abraão pois quero rever essa historia minha irma mais velha professora da EBD desde já eu agradeço fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. Paz do Senhor meu irmão se tiver essa pasta de visuais completa vc poderia postar as lições 1 2 3 que conta a história de Abraão pois quero rever essa historia minha irma mais velha professora da EBD desde já eu agradeço fique com Deus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...