domingo, 22 de setembro de 2019

Ministério Infantil


ETIMOLOGIA DA PALAVRA

A palavra “ministério” tem a sua origem no latim “MINISTERIU”, que significa ‘cargo, icumbência, comissão, serviço, mister’. O termo, essencialmente, é uma significação genérica de ‘cargo’, que necessariamente deve vir acompanhado do serviço correspondente que o caracteriza.

O termo pode ser empregado para se referir a diversas áreas:

Administração Pública – Ministério (departamento governamental de um país ou entidade com governo próprio); Ministério Público (magistratura especial representante da sociedade na administração da justiça); Ministério (conjunto de ministros que exercem funções durante o mandato de um chefe de estado). Religião – Ministério sagrado ou religioso (função exercida pelos que têm ordens).
Outros – Ministério das Trevas (facção profissional do wrestling); Ministério da Magia (órgão existente nas histórias da franquia Harry Potter).

Algumas vezes, palavras de significado geral passam a ter um significado mais restrito, como a palavra ministério que significava originalmente o "ofício de alguém, aquilo que uma pessoa devia fazer"; com o tempo, há uma restrição de significado e a palavra ministério, em religião, passa a indicar somente o "ofício de um sacerdote" ou o "lugar dos ministros".

A palavra ministro significa:
Servidor público a quem o chefe mais importante de uma nação confia a administração de um dos seus ministérios: ministro do meio ambiente, da cultura. [Religião] Termo geral usado para designar um membro ordenado de uma igreja cristã, especificamente protestante; pastor: o ministro assume a responsabilidade pelo cuidado pastoral do povo.
[Jurídico] Nome comum usado para tratar alguns dos juízes que fazem parte de tribunais federais: ministro do Supremo. Numa classificação diplomática, quem está imediatamente abaixo do embaixador.
Etimologia (origem da palavra ministro). Do latim minister.tri, "sacerdote, conselheiro".

OPINIÃO

Atualmente é muito comum o departamento infantil ser elevado e chamado de ministério infantil. Seja um termo ou outro a responsabilidade de atuação é muito grande. Mas pensando na origem do termo, ministério lhe cai muito bem. Dentro de sua significação vemos a importância e relevância do mesmo. Não é brincadeira. Me causa uma certa preocupação atualmente em ver no ministério infantil muitos ministros atuando como personagem (papel representado por ator ou atriz a partir de figura humana fictícia criada por um autor) e este não expressa convicções próprias e reais compatíveis com sua crença. Apenas representa, ficção. Ou seja o ministro está ali para falar a palavra de Deus com seriedade, respeito e convicção. A construção de um personagem pode desvirtuar e desconstruir a intenção inicial de um ministro, alguém que ensina com seriedade, cautela e resiliência. E quando se sai do foco o resultado pode ser avesso do propósito inicial, desvirtuando e comprometendo o processo. Não quero depreciar ou diminuir os inúmeros servos de Deus que atuam no ministério infantil, mas temos que faze-lo com muita cautela e responsabilidade. Não podemos agir como se a obra fosse nossa, ela é de Deus e deve ser feita da maneira que Deus quer. Vejam as atuações de Cristo no seu ministério! Hoje no momento da ministração aparecem os preletores com inúmeras roupas coloridas, adereços e pinturas, com seus bonecões, cantigas e até gincanas, e lá no final se 'conta' alguma história Bíblica feita no estilo relato, sem nenhuma aplicação e compreensão real do texto, não inserem a salvação, Cristo ou comportamento cristão. A criança não faz nenhuma reflexão, pois não houve nenhum apelo. e perdemos ali uma oportunidade impar de evangelização e ensino. Lembrando que as crianças são bombardeadas por todo tipo de informação anticristã, na escola e mídias, e a oportunidade preciosa que temos de ensina-las e falarmos a palavra da verdade é desperdiçada com entretenimento e cânticos, musicas essas não cristocêntricas e até antibíblicas. Meu desejo é que após essa leitura haja uma reflexão de sua prática,se ela está agradando a Deus! Questione: Estou priorizando a palavra acima de tudo, ou minha apresentação!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters