terça-feira, 16 de agosto de 2011

Noé 3


Recebendo uma difícil missão

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.” Tito 2.11
(Gênesis 6.13-22)


Era Noé um homem justo e reto. Isso, porém, não quer dizer que não errasse, mas que era um homem que prezava pela retidão, integridade e agradar a Deus com seus atos. Noé viveu num tempo em que os homens eram muito maus.


Deus ficou tão desgostoso que se aborreceu muito e por causa de Noé preparou um plano especial de salvação e castigaria os demais. A Bíblia diz que: “O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá!” (Salmo 1.6) Então Deus falou com Noé e contou-lhe seu plano de salvação.


Para isso ele deveria construir uma arca com mais ou menos 150 metros de comprimento, 25 metros de largura por 15 metros de altura. E seria dividida em 3 compartimentos. Noé com sua família, então, começou e deu-se o início a construção da arca. Seus vizinhos e outros conhecidos zombavam de sua obediência e idéia. Mas mesmo assim Noé se ocupava em falar-lhes do juízo de Deus e de sua salvação, através da arca. Mas eles ignoravam, e continuavam com suas práticas pecaminosas. Ainda hoje é assim as pessoas vivem nas muitas práticas contrárias a palavra de Deus e muitos ainda que ouvem a ensino Bíblico mas ignoram o amor de Deus e o sacrifício de seu filho Jesus para remissão dos seus pecados. (I João 1.7) E garantia de uma vida melhor, a vida eterna. ( I João 5.13)

Deus castiga a desobediência

“Oh ,quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem!” Salmo 31.19b
(Gênesis 7.17-24)


Finalmente Noé conclui a construção da arca. E a abasteceu de todo tipo de alimento. Então Deus encaminha para lá os animais que deveriam se salvar.


Tudo está pronto. Cessa-se o trabalho e a evangelização. Noé entra na arca, em obediência a ordem divina. E Deus fechou a porta. A chuva não veio imediatamente, isso gerou um grande desconforto para Noé.


A arca cheia de animais o calor, e a zombaria do povo. Mas não demorou muito e a chuva veio e foi a água ocupando a terra. Aos poucos foram sumindo os vales, as casas, os animais; e o povo começou


desesperadamente a clamar por socorro a Noé, mas o que ele poderia fazer – todos tiveram oportunidade. Assim Deus bania da terra aqueles que ignoram seu aviso e preferem permanecer no pecado.

Deus concede livramento aos fiéis

“Faze bem, ó Senhor aos bons e aos que são retos de coração!” Salmo 125.4
(Gênesis 9.1-19)


Quando a terra ficou enxuta Deus permitiu que Noé, sua família e os animais saíssem da arca. Imediatamente ele construiu um altar e sacrificou ao Senhor, um animal limpo e perfeito. Deus ficou satisfeito com a oferta oferecida e fez uma promessa: a de jamais aplicar o mesmo castigo a raça humana, e como sinal de seu pacto estabeleceu uma marca o arco-íris. O concerto estava firmado.


A partir dali começou uma nova geração. E Noé e sua família viviam dos frutos e recursos da terra. Ainda hoje Deus adverte o homem sobre o castigo eterno, por causa do pecado e desobediência contra Ele. Mas o homem continua indiferente, mesmo, centenas de anos depois. Mas o Senhor julgará o mundo. O castigo virá. Vamos nos proteger em Cristo, o nosso salvador! Amém.

Outro Comentário

Para memorizar:
"Vós sereis meus amigos!" João 15.14
"O Senhor cuida de mim!" Gênesis 40.17
"Faze bem Senhor aos bons!" Salmo 125.4

Noé era um homem bondoso, amigo e sempre obediente a Deus. Ele foi pai de três filhos: Sem, Cão e Jafé(ler Gênesis 6.10). Entre os homens de seu tempo Noé vivia em comunhão com Deus. Ele era amigo de Deus. (ler Gênesis 6.9) O mundo estava mergulhado na maldade(ler Gênesis 6.5). O Senhor resolve exterminar a maldade. (ler Gênesis 6.7) Deus comunica a Noé sua ação punitiva, o dilúvio(ler Gênesis 6.13—15). Como Deus salvaria a Noé e sua família? A arca. Os homens zombavam e não acreditavam em suas palavras. O projeto de Deus incluía salvar também os animais, sete pares de algumas espécies e de outras um par, casal(ler Gênesis 6.19-22). Deus ordena que Noé entre na arca(ler Gênesis 7.1-16). As chuvas duraram 40 dias e noites(ler Gênesis 7.17). As águas prevaleceram 150 dias. Deus se lembra de Noé e inicia-se o escoamento das águas por outros 150 dias(ler Gênesis 8.1-5). Noé libera um corvo e depois uma pomba, esta por três vezes, para que possa concluir o momento de sair da arca(ler Gênesis 8.6-12). Deus anuncia a saída da arca(ler Gênesis 8.13-19). Noé após sair da arca constrói um altar e adora ao Senhor(ler Gênesis 8.20-22). Deus estabelece um concerto com Noé e firma sua palavra com um sinal. O arco(ler Gênesis 9.1-19).

Obs. Noé era descendente de Sete, terceiro filho de Adão, filho de Lameque, e neto de Matusalém. (ler Gênesis 5.26-27) Noé tinha 500 anos, quando ouviu a voz de Deus, passou uns cem anos construindo a arca, um ano dentro dela e viveu mais uns 350 anos após o dilúvio, aproximadamente!

Anexos















Conheça o Novo Currículo
de Escola Bíblica da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...