sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Fornalha Ardente


Vamos ler uma história hoje?
Pode ser a história da fornalha ardente?
Boa! Onde fica?
Fica no capítulo 9 do livro de Daniel!


Na antiga Babilônia vivia um rei muito rico e poderoso. Seu nome era Nabucodonosor. Um dia imaginou uma estratégia que o colocasse acima de tudo e de todos. Mandou fazer uma estátua dele, enorme, do tamanho de um prédio de de 12 andares! Para mostrar sua riqueza e brilho mandou cobri-la de ouro!


O rei planejou uma grande festa de consagração com muita música e barulho. Saiu um convite a todos os seus súditos, todas as pessoas importantes e até os governadores foram convocados. Na inauguração todos, principalmente as autoridades, deveriam se ajoelhar, em sinal de reverência.


Quem não cumprisse a ordem seria lançado numa fornalha ardente. Quando saiu a ordem, quando tocaram as trombetas, todos os homens, de todos os povos e línguas e nações prostraram-se por terra e adoraram a imagem de ouro que o rei mandara erguer.


Neste momento, alguns astrólogos invejosos, denunciaram alguns judeus. Disseram ao rei: -Ó rei, vive para sempre! Conhecemos alguns judeus, Sadraque, Mesaque e Abedenego, que não te obedecem. Não prestam culto aos teus deuses, nem se curvaram diante da tua maravilhosa imagem de ouro!


O rei ficou furioso e mandou chamá-los imediatamente. Queria explicações e queriam que eles voltassem atrás. Quando estes chegaram o rei lhes perguntou: -É verdade que vocês não adoram meus deuses, nem se curvaram diante da estátua que mandei erguer?


A ordem foi lida novamente e assim que começasse a tocar a música, todos deveriam se prostrar diante da estátua. Tocaram as trombetas, os pífaros, as cítaras, os saltérios, as harpas e as muitas flautas, mas Sadraque, Mesaque e Abedenego não se curvaram e permaneceram em pé.


O rei ofendido vociferava. -Quero ver que deus vai vos livrar das minhas mãos. Eles responderam: -Não precisamos nos defender diante de ti. Só a um Deus verdadeiro e só nos curvaremos diante deste Deus. Se Ele quiser, nos livrará das tuas mãos. Se Ele não quiser, ainda assim, só prestaremos culto a ele.


O semblante do rei se alterou de tão furioso que estava. Mandou aquecer a fornalha sete vezes mais que de costume. ordenou que os soldados mais fortes do seu exército amarrassem os três e os jogassem na fornalha em chamas.


Os três amigos foram amarrados com seus preciosos mantos e turbantes. A fornalha estava tão quente que os soldados que foram jogá-los na fornalha não aguentaram as chamas da fornalha e morreram ali mesmo. Sadraque, Mesaque e Abedenego porém, caíram amarrados na fornalha.


Logo depois, Nabucodonosor, alarmado, viu algo que não conseguia acreditar. Perguntou aos seus conselheiros: -Não foram três homens amarrados que jogamos na fornalha? Vocês também vêem quatro homens passeando livres? eles respondera: -Sim, ó rei, e o quarto parece um deus!


Então o rei Nabucodonosor caiu em si e gritou de longe: -Servos do Deus Altíssimo, Sadraque, Mesaque e Abedenego, saiam daí e venham para cá. Então eles saíram do fogo e chegaram junto ao rei, sem uma queimadura, sem cabelos chamuscados, nada - apenas as amarras se queimaram!


Os conselheiros, os governadores e o próprio rei foram ver de perto, mas nem cheiro de fogo havia neles. Nabucodonosor exclamou: -Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abedenego, pois enviou seu anjo para livrá-los do fogo. Estes homens valentes desafiaram a ordem do rei e preferiram abrir mão de suas vidas do que adorar outro deus.


Por isso decretou que todo homem de qualquer povo, nação ou língua, que disser alguma coisa contra o verdadeiro Deus, que é o Deus de Israel, seja despedaçado e sua casa transformada num monte de lixo.


Também promoveu os três amigos e os fez governadores da província da Babilônia.


Dá o que pensar, né? Sim, dá o que pensar. Amanhã tem mais!


Anexos


Texto: Hialmar d'Haese
Ilustração: Adriano Pinheiro

ARCO - Arte e Comunicação | Mig e Meg
(55) - 41 3027-4402 / 11 2626-4402
(55) - 41 3272-3103 / 21 3005-4402

Você pode baixar essa e outras histórias
em slides ( Power Point) acesse:


                


(*Postado com Permissão)

12 comentários:

  1. Quero agradecer de coração a Editora Arco, pela permissão da postagem e pela liberalidade de uso gratuito das histórias em slides. Que Deus os faça prosperar. E a VC ministro de crianças que já utilizou esse material, procure adquiri-lo incentivando a continuidade desse trabalho, vc pode utiliza-lo na evangelização e como premiação!Não esqueça que são muitos os profissionais para confecção desse material e o custo advindo dele é real. Vamos colaborar. Segue a sugestão e obrigado a todos!

    A coleção está crescendo, agora são 24 livros.

    Glórias a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fausto, a paz querido,
    Vim te convidar pra participar do 1º mega sorteio do meu blog. Ficarei muito contente com a sua presença.
    Aguardo sua visitinha ok!
    abraços.
    Blog: coisinhasdatiaflavia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia... obrigado pela visita e pelo convite! Procurarei sim participar e incentivar outros!

    ResponderExcluir
  4. desrtdew ... Grace and Peace! I appreciate that the love and encouragement! I try to support the child minstério with what I lack, and has been very rewarding! God will bless you greatly!

    ResponderExcluir
  5. ola....seu blog é muito lindo e educativo na palavra do senhor..parabéns....já sou sua seguidora...boa semana....abraços....
    fiqu com DEUS....

    ResponderExcluir
  6. Irmã Elaine... Graça e Paz! Quero agradecer por estar seguindo o blog 'Apascentar os Pequeninos'. Quero parabeniza-la por esse espaço tão lindo e maravilhoso que é o seu site. Como digo sempre, o site fala um pouco de nós, é notável sua dedicação e carinho com os pequeninos. Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters