segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ananias e Safira


A verdade Prevalece

Um homem chamado Ananias. Com sua esposa Safira, viviam, de maneira tranquila em sua casa. Eram muito pacatos e dedicados!


Era de costume, na igreja em que faziam parte (igreja primitiva), as pessoas trazerem suas ofertas e dízimos, como forma de agradecimento.


Algumas vezes, certamente, eles também trouxeram, e demostravam ter alegria em faze-lo.


Então resolveram vender uma propriedade, que com certeza lhes renderia um grande valor, considerando sua preciosidade. E foi o que ocorreu.


Diante daquela imensa quantidade de dinheiro, juntos se propuseram ofertar na Casa de Deus. Mas em comum acordo com sua mulher, eles retiveram parte da oferta, e assim levariam o restante e depositariam aos pés dos apóstolos.


E lá foi Ananias até onde estavam os apóstolos para ofertar a sua parte. Chegando diante de Pedro depositou aos seus pés, crente que tudo estava em oculto.


Mas Pedro, cheio do Espírito Santo, questiona o homem: - ‘Ananias porque mentiu a Deus ocultando, legalmente, parte da oferta? Porque permitiu que Satanás entrasse em seu coração?’


Logo após ouvir estas palavras e antes mesmo que Ananias pudesse responder, ele teve um mal súbito, caiu e morreu.


E alguns moços que ali estavam foram socorrê-lo, mas, considerando que estava morto, o cobriram e o levaram para ser sepultado. E todos que ali estavam e viram o ocorrido foram tomados de grande temor a Deus!


Três horas depois.... pela mesma porta de entrada, vem Safira - esposa de Ananias, sem ter conhecimento do ocorrido com seu marido.


Ela naturalmente entrega sua oferta. Pedro a questiona e solicita a confirmação exata sobre o valor de venda. Ela prontamente confirma que havia sido vendida pelo valor mencionado por ele. E é lógico que a oferta não condiz com o valor de venda.


Então Pedro diz: - “Safira, porque permitiste, em comum acordo com seu esposo, que Satanás enchesse seu coração e vieste até aqui mentir ao Espírito Santo? Olha aí está à porta os pés daqueles que sepultaram seu esposo... e agora será a sua vez”!


E logo após ouvir sua sentença, ela também caiu e morreu. Ao adentrarem os jovens a acharam morta e a conduziram a ser sepultada junto ao seu esposo.


E de todos os presentes, e aqueles que tomaram conhecimento, se apoderou um grande temor!

Conclusão

O pecado da avareza resultou em hipocrisia e mentira. O personagem, inimigo de Deus e dos que o seguem, propôs a eles o engano. Satanás sugeriu, Ananias e Safira, acolheram e colocaram em efeito o desígnio do adversário. A ofensa contra a igreja, habitada pelo Espírito Santo, é pecado. (Atos 9.5) Eles não foram coagidos a vender o imóvel, não eram também obrigados a ofertar. Mas queriam a honra de apresentar uma vasta oferta que não condizia ao valor vendido. A disciplina da igreja também depende de uma ação de Deus, assim como sua obra redentora e regeneradora; de cura e ressurreição; de amor e justiça. O temor é importante quando: 1) Afasta da igreja a hipocrisia e o pecado (Atos 5.13); 2) Aumenta a santidade e a sinceridade. (II Coríntios 7.11); 3) Cria um espírito humilde  e obediente (Atos2.42-43); 4) Confirma a presença real de Deus. A obediência a Deus evita a tentação. Aqui vemos o termo ‘Igreja’ como sendo um ajuntamento de crentes de um determinado local em prol de buscar a Deus sem distinção de raça; cor; dialeto; posição social, etc! 


Imagens retiradas do site Jardim de Louvor

Obs. Na página Download você pode baixar essa lição em slides (power point).

3 comentários:

  1. Obrigado pelo seu comentário.
    Já estou te seguindo. Siga-me também.
    Parabéns pelo o seu lindo e útil blog!
    Meu contato é:
    abnartes@bol.com.br
    Celular: (74) 9966-3839

    ResponderExcluir
  2. Irmão Abnaias... Graça e paz! Quero agradecer por estar seguindo o blog 'Apascentar os Pequeninos', o senhor é o nosso seguidor de n°. 139. É uma grande alegria saber que, como ministro do Senhor Jesus, o irmão apóia o ministério infantil! Deus abençoe abundantemente sua família e igreja. Ah parabéns por sua página e artigos postados, muitos deles nos adverte e nos incentiva a sermos mais obedientes a Deus e sua palavra. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Grande ensinamento para os nossos pequenos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters