quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Um Pastor Para Você


“Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor da à vida pelas ovelhas!” João 10.11

*Introdução*

Lição
Crianças de quantas maneiras e formas nós somos semelhantes às ovelhas? (permita os comentários!) Vamos ver o que Deus diz sobre nossa semelhança com as ovelhas. Isaías 53.6 (ler na Bíblia ou cartaz) : “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas: cada um se desviava pelo seu próprio caminho”. Praticar o pecado (desobediência e rebeldia) é interpretado como se desviar. Nós precisamos de alguém para nos achar e trazer de volta para Deus e para um bom caminho. Precisamos de um bom pastor que possa nos ajudar. A Bíblia diz que todos nós pecamos em Romanos 3.23 e carecemos da misericórdia de Deus. Deus que é santo não suporta ver o pecado, diz que este deve ser punido com a morte. Como pecadores nós merecemos a morrer pelos nossos pecados. Mas, vejam só, Deus enviou o Bom Pastor Para levar este castigo por nós. Ele enviou seu próprio filho, perfeito, do céu para a Terra a fim de que se tornasse nosso pastor. Seu nome é Jesus!


A Bíblia diz que certa vez Jesus olhou para uma multidão, e ele sentiu pena das pessoas porque eram como ovelhas sem pastor. Elas tinham se perdido em seus pecados. Ele amava aquelas pessoas e queria ajudá-las. Jesus ama você e quer te ajudar? Como lê pode nos salvar? Jesus disse a multidão como faria isso. Ele disse “Eu Sou o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas!” João 10.11. Jesus estava realmente dizendo: “Eu levarei o seu castigo pelo pecado e morrerei em seu lugar!” Como Ele faria isso?


Algumas pessoas no meio da multidão odiavam Jesus porque Ele se dizia ser Filho de Deus. Eles não queriam segui-lo para continuarem em seus próprios e perversos caminhos. Por que vocês o ouvem? Perguntavam aos outros. Alguns até pegaram pedras para apedrejá-lo, mas Ele escapou. João 10.39. Tentaram prende-lo e até conseguiram. Planejaram matá-lo crucificado, isso significa pregado numa cruz. Seus inimigos levaram ao julgamento.


Pilatos, o governador, não via culpa em Jesus. Isso manifesta sua perfeição. No entanto testemunharam mentiras contra Ele. Lá fora as pessoas gritavam: - Crucifica-o, crucifica-o! Então Pilatos cedendo à pressão entrega Jesus aos seus inimigos! Jesus podia ter escapado, mas era a sua hora de provar o seu amor, dando a sua vida. João 16.6-11.


Os soldados levaram Jesus até o topo de um monte chamado Calvário (Caveira). Eles o pregaram num madeiro entre suas mãos e pés. Alguns de seus inimigos blasfemavam gritando: - Salvou os outros, salve a si mesmo! – Se és filho de Deus desce da cruz e creremos! Zombavam de Jesus! Mateus 27.40-43. Jesus o Filho de Deus tinha poder para descer daquela cruz, mas Ele não o fez, em respeito a mim e a você. Para nos salvar. (cante algum hino referente ao assunto) Jesus disse: - Ninguém tira a minha vida, eu voluntariamente a dou e posso reavê-la! João 10.18; 19.10-11. Em meio a muita dor, sofrimento e descaso, Jesus morreu!


Depois seus amigos o tiraram e sepultaram seu corpo. Quando Jesus falou de reaver sua vida, Ele fala da ressurreição. Seus discípulos pedem uma guarda especial ao corpo de Jesus. Concedida  a guarda vão embora, desolados e tristes. Os soldados não tinham, nenhum poder sobre o corpo de Jesus! Houve então um grande terremoto.


Um anjo veio e removeu a pedra. O Senhor Jesus sai com um corpo totalmente novo. Os soldados assustados fogem até a cidade. Após três dias Jesus está vivo novamente! Jesus o Bom Pastor: nasceu, viveu e morreu para perdoar a nossa dívida com Deus. Agora ressuscitou e está no céu ao lado do Pai.


Se você recebeu o Senhor Jesus como seu Salvador Ele é o seu Pastor! Ouça-o e atenda-o cuidadosamente. Não queira seguir seu próprio caminho. Porque será de destruição. E você que não recebeu Jesus como seu Salvador, Ele quer ser seu Pastor e partir de hoje cuidar da sua vida e de suas feridas. Entregue a Ele o seu coração! Creia nEle e tudo Ele fará! I Coríntios 15.3; Atos 16.31. (ore pelos dois grupos distintamente)


Se você crê que: Jesus é o Filho de Deus; que Ele morreu e ressuscitou então a Bíblia diz que você pertence a Ele. João 1.12. Ele é o seu Pastor para sempre! O Pastor chama e você ouve. Ele fala e você obedece. Ele te conhece e você o conhece pela sua voz. Não tenha medo, Ele está com 
você. Não te abandona e ainda te ama. João 3.16


*Introdução* (Sugestão)

(Uma pessoa vestida adequadamente como um Pastor)
Professor: - Vamos dar boas vindas a um pastor que veio hoje de longe à nossa classe. Vamos imaginar que ele veio lá das colinas de Belém.
Professor: – Bem-vindo a nossa classe, Senhor Pastor.
Pastor: - Obrigado por me convidar. Meu trabalho é cuidar das ovelhas. Estou feliz por poder contar o que sei sobre elas.
Professor: - Você poderia nos dizer por que as ovelhas precisam de um pastor?
Pastor: - Claro que sim! As ovelhas perdem-se facilmente. Elas seguem seus próprios caminhos naturalmente e não tem noção do perigo que as cercam. São animais indefesos e não possui nenhum meio de defesa contra predadores. Elas precisam de mim para cuidar delas, ou seja, conduzi-las e indicar o caminho que devem seguir.
Professor: - Você mantém as ovelhas em um curral o tempo todo?
Pastor: - Oh, não. Mas eu as guardo em um aprisco durante a noite. O aprisco tem quatro paredes feitas de pedra, altas o suficiente para manter as ovelhas fora do alcance de animais selvagens que circundam. Algumas vezes quando há perigo de ladrões, eu coloco espinhos em cima das paredes. Há somente uma maneira de entrar no aprisco, Você pode chamá-la de porta ou portão. Depois que todas as ovelhas estão abrigadas e guardadas no aprisco eu fico de guarda a porta da entrada para impedir o ataque de ladrões ou animais selvagens. Se necessário fico até armado.
Pela manhã cedo, eu levo as minhas ovelhas a pastar em campos verdejantes, elas não pastam em qualquer lugar (dê exemplos).
Professor: - O orvalho é toda a água que as ovelhas precisam?
Pastor: - Não, as ovelhas precisam de mais água. Eu sei onde estão os melhores riachos, com água limpa – fresca e tranqüila. As ovelhas não se adaptam a rios caudalosos e de águas turvas. A lã das ovelhas não permite elas flutuarem ou nadaram com facilidade. As ovelhas têm medo de muitas coisas, por isso eu tenho que protegê-las de tudo que lhes amedronte.
Professor: - Quais são algumas das coisas que assustam as ovelhas?
Pastor: - As ovelhas têm medo de barulhos altos e estranhos. Elas têm medo de pessoas desconhecidas ou que elas não reconhecem. Tem medo de cachorro, a não ser aquele destinado a cuidar delas. De animais selvagens – até mesmo um coelho que apareça repentinamente pode causar certo pânico e tumulto no rebanho.
Professor: - Como as ovelhas reagem quando estão com medo?
Pastor: - Se elas estiverem com medo não comerão e ficarão nervosas. Se elas estiverem com medo há um bom tempo, ficarão doentes.
Professor: - Como você poderá afastá-las do medo?
Pastor: - Eu simplesmente fico perto delas. As ovelhas sabem e sentem que eu as amo e, quando sabem que eu estou por perto, elas se acalmam e ao ficam com medo.
Professor: - Você realmente ama as suas ovelhas?
Pastor: - Sim. E elas me amam. As ovelhas se aproximam frequentemente de mim só parem serem acariciadas, ou receberem carinho. Eu coço suas orelhas, seus focinhos, e seus queixos e bato de leve em suas costas. As ovelhas mostram que me amam quando estou sentado no pasto. Elas se esfregam em minha perna e beliscam minha orelha ou colocam seus focinhos em minha bochecha.
Professor: - As suas ovelhas têm nome?
Pastor: - Sim, eu lhes dou nome e cada uma reconhece quando é chamada.
Professor: - Todas as ovelhas sempre se aproximam quando você as chama pelo nome?
Pastor: - Não, nem sempre. Algumas vezes uma ovelha líder decide seguir seu próprio caminho e uma outra ovelha a segue. Como um pastor, eu tenho que trabalhar para fazer com que a outra ovelha não siga o caminho errado da ovelha lide. Algumas vezes uma ovelha teimosa procura um buraco na cerca ou foge de mansinho do rebanho para a floresta. Ela pode ficar presa nos espinheiros ou arbustos, por causa da sua lã, ou ainda em uma armadilha num lugar onde não consiga se libertar. Ela perde-se porque quer seguir seu próprio caminho. Uma ovelha se mete em apuros quando não obedece.
Professor: - Como você identifica que uma ovelha está faltando?
Pastor: - Um bom pastor conhece suas ovelhas. Ele sabe quantas tem e sente falta  quando uma delas está perdida. Eu procuro até achá-la. Toda ovelha é importante. O pastor até arriscaria a sua vida para cuidar delas.
Professor: - Obrigado, Sr. Pastor, por compartilhar estas coisas interessantes sobre suas ovelhas e seu trabalho como pastor!



 



Lição Extraída da Revista da APEC
'O Evangelista de Crianças'
1° trimestre de 1998

6 comentários:

  1. Seu blog tem um valor infinito, pois tem como alvo as crianças,que com certeza serão a futuro da igreja.Que Deus te ajude para que esse blog tenha muito sucesso e alcance muitas crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão, que o Senhor o abençoe também, e a toda sua família. Fique com Deus!

      Excluir
  2. Irmão Geraldo e família... Graça e paz! Sou muito grato por estarem seguindo o blog 'Apascentar os Pequeninos', para mim é uma grande honra. Quero parabeniza-lo também pelo seu site, que por sinal trás temas bastante polêmicos e importantes a vida cristã. Meu blog não é direcionado as crianças e sim aos seus ministros, mas espero que seja útil para ambos! O tema em questão é muito importante é deve ser acatado por muitos. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer aos novos seguidores, o diácono Geraldo Vieira e família (127°). Que Deus te abençoe e faça prosperar sua vida no seu propósito de melhor servi-lo.

    Quero agradecer a Joa, que refez seu perfil e pude melhor conhece-la. Deus seja com você e te dê um ano de vitória, em Cristo.

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor Tio Fausto, realmente o seu blog nos acrescenta muito, sou voluntária em um projeto social, e professora de escola bíblica, amo muito o meu trabalho e espero em Deus poder servir-lo em tempo integral, só ministrando com as crianças, mas quero ressaltar algo, as CRIANÇAS SÃO A IGREJA DE HOJE, não do futuro temos que investir nelas o tempo todo sem sessar, pois o inimigo não dá trégua nunca, tenho a oportunidade de trabalhar com crianças que já são ovelhas e aquelas que evangelizamos para se tornar ovelhas, e tenho visto e ouvido muitas coisas, mas Deus com sua infinita misericórdia tem nos capacitado e nos dado Graça por meio do Seu Filho Jesus Cristo, que Deus continue a te usar com força e com todo esse amor por ministério infantil, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela..Graça e Paz! Estou muito grato pela visita e comentário, que tanto nos alegra! A frase a criança é a igreja de hoje ou do futuro, não muda muita coisa! Mas uma coisa é certa que precisamos falar-lhes do amor de Deus e lhes dar bom exemplo! Para que possam crescer no temor a Deus e ficarem firmes! Volte mais vezes! Fique com Deus!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters