sábado, 5 de julho de 2014

Desafiando Baal

Elias desafia Baal


Texto Base: I Reis 17 e 18
Objetivos: 1-Entender que o profeta Elias era um mensageiro de Deus e ele dizia ao povo o que Deus mandava. 2- Perceber que só existe um Deus verdadeiro, o nosso Deus.


Boas vindas/Oração
Cântico/Hora da História

Depois do Rei Salomão, outros reis surgiram. Um deles (rei Acabe) fez muitas coisas erradas porque não perguntava a Deus o que era certo fazer e nem guardava as leis do Senhor. As pessoas começaram então a afastar-se de Deus e fazer o que era errado. Adoravam outros deuses falsos. Mas Deus chamou um homem especial e temente para falar ao povo que Ele ainda era o Deus verdadeiro e amava os amava (povo de Israel).


Esse homem era Elias. Ele vivia ao ar livre e se vestia diferente, feita de peles de camelos. Mas era um profeta (mensageiro) de Deus. Uma pessoa escolhida por Deus para levar a sua mensagem. Um dia, Elias, o profeta de Deus, foi procurar corajosamente o rei Acabe e falou-lhe que Deus estava triste com suas maldades e que por mais de dois anos não cairia chuva sobre a terra.


Quando parou de chover, os brotos dos cereais e dos vegetais começaram a murchar e secar. Em pouco tempo, o alimento diminuiu muito. O rei Acabe e sua esposa, rainha Jezabel, ficaram furiosos com Elias. Eles queriam mata-lo por causa da seca, mas Deus cuidou de Elias, dando-lhe água e comida durante todo aquele período de seca. Ele bebia água dum riacho e era alimentado por corvos que traziam pão.


Elias fez um desafio. Ele chamou os profetas de Baal, um falso deus, e mandou que construíssem um altar e que pedissem a Baal que mandasse fogo do céu. Eles prepararam o altar e rogaram, gritaram, gemeram, dançaram, arrancaram seus cabelos, pedindo que o fogo descesse. Nada aconteceu. Baal não respondeu. Baal não mandou fogo nenhum porque ele não é um deus de verdade, apenas um ídolo.


Então Elias pediu ao povo que se aproximasse, consertou o altar que estava quebrado e arruinado e colocou ali a oferta (carne de animais), depois cavou uma vala (rego) e mandou que molhassem a oferta e enchessem o rego com água. Elias então começou a orar: “Ó Deus, o Senhor é o Deus verdadeiro. Prove que ainda és o Deus de Israel, enviando fogo sobre essa oferta!”


Imediatamente Deus mandou fogo do céu que queimou o sacrifício, a lenha, as pedras, e consumiu  a água e fez secar a terra em derredor. O povo estava admirado e gritou: “Só o Senhor é o Deus verdadeiro! Ele é o único Deus!”

Atividade de fixação
Lendo o Salmo 115 faça uma relação num cartaz ou lousa,
comparando ações do Deus verdadeiro e do falso deus.
Exemplo: Deus Verdadeiro X deus falso
Está no céu X São ídolos

Temas Paralelos
1- Não devemos adorar outros deuses
2- A chuva é uma benção de Deus
para toda a humanidade e seres vivos.

Anexos







Obs. Conheci esse precioso material da EBD da Igreja Metodista. Então organizei esta postagem parcial da Revista 'Explicando as Escrituras' (Jardim - 4 a 6 anos) Tema: Deus mostra seu cuidado, para dar ideia desse rico material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...