terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Filho da Viúva de Naim


Escrito por André de Carvalho Ribeiro 

Lucas 7.11-15 

“E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.E entregou-o a sua mãe”. 


O filho da viúva de Naim 

“E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim,“ 

Naim é uma cidade que fica no sopé do monte Tabor; é uma vila muito pobre, habitada por árabes muçulmanos; 

”e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;” 

E Jesus entrou nesta cidade juntamente com seus discípulos, e os acompanhava uma grande multidão, e cada homem, mulher e criança, que estava naquela caminhada, tinham grandes motivos para estarem ali. 

Todos tinham necessidades, seja física ou espiritual; cada paralítico, endemoninhado, enfermo, leproso, cego, surdo; todos conheciam o poder de Jesus, a multidão sabia que onde Jesus estava, haveria vida, alegria, operação de milagres. 

Toda aquela multidão que estava acompanhando Jesus, não era por somente ouvir falar a respeito, mas o conhecia por testemunhar as grandes obras que o Senhor havia realizado; cada um deles foi testemunha de quando o Senhor... Curou o filho do oficial; o paralítico de Betesda; a sogra de Pedro; o homem da mão ressequida; o criado do centurião; o endemoninhado mudo; os dois cegos; a filha da Cananéia; um surdo e gago; o cego de Betsaida; o jovem possesso; a mulher enferma, os leprosos; o cego Bartimeu; quando acalmou a tempestade; ressuscitou a filha de Jairo; andou sobre as águas; ressuscitou Lázaro. Todos puderam contemplar as maravilhas de Jesus, e o que é estar na presença do Deus Todo Poderoso; este era o motivo de haver junto ao Senhor uma grande multidão. 

Estar na presença de Jesus é ter somente alegria e não tristeza. 

Qual o motivo de uma grande multidão
estar caminhando ao lado de Jesus? 
· Porque ao lado de Jesus não existe...
tristeza, somente alegria; 
· Porque ao lado de Jesus não existe...
enfermidade, somente saúde; 
· Porque ao lado de Jesus não existe morte, somente vida; 
· Mas principalmente, porque temos em nosso coração uma gratidão pelo que o Senhor tem feito pelas nossas vidas. 

“E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levava um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva;” 

E quando Jesus chegou perto da porta da cidade, vinha em sua direção uma outra multidão, estes levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva. 

Existe um grande contraste entre estas duas multidões; na primeira havia alegria, festa, vida, presença de milagres; na segunda havia tristeza, choro, pranto, morte, sofrimento. O que havia de diferente entre as duas multidões era a presença do Jesus, e isto é o que reflete na nossa vida, somente haverá alegria, festa, vida, presença de milagres, se Jesus fizer parte da nossa vida, se nós estivermos caminhando junto com o Mestre; pois de outra forma, a nossa caminhada será regada de sofrimento, de tristeza, de choro, de morte. 

“e com ela ia uma grande multidão da cidade.” 

Esta multidão vinha caminhando em direção a Jesus; isto nos mostra que não estava caminhando em sentido contrario ao Senhor, mas em direção ao Mestre, havia entre aquele grupo de pessoas uma necessidade de um encontro pessoal com o Senhor; pois não importa qual seja a situação que estivermos passando, por mais difícil que seja, por mais impossível que nos possa parecer; e não adianta de outra forma, buscarmos recursos no mundo ou nos homens, porque a situação que nós estivermos passando somente será revertida após um encontro pessoal com Jesus. 

“E, vendo-a, o Senhor moveu-se
de íntima compaixão por ela,” 

Ao chegar à presença de Jesus, aquela mulher colocou todas as suas necessidades, toda a sua dor, todo o seu sofrimento, ela naquele momento representava toda a multidão que a acompanhava; o filho estava morto, não havia motivo para alegria, mas agora ela estava na presença do Senhor e toda a sua situação poderia ser transformada. 

“e disse-lhe: Não chores.” 

Mas é necessário observar a forma como ela se apresentou ao Senhor, (chorando), e esta atitude tocou no coração do senhor; o choro do servo move o coração de Deus. 

“E, chegando-se, tocou o esquife”. 

Quando o Senhor tocou a esquife algo extraordinário aconteceu, céus e terra foram movidos naquele instante, e um grande milagre aconteceu, com apenas um toque do Senhor, a morte mais uma vez não prevaleceu diante de nosso Mestre. 

“(e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe.” 

A partir daquele momento deixou de existir duas multidões, mas apenas uma, porque todos puderam presenciar o poder, a misericórdia, o amor do Senhor pela vida do homem; e passaram a seguir ao Senhor, porque eles entenderam que somente na presença do Pai é que não haverá mais tristeza, somente alegria, não haverá morte, somente vida, mas principalmente acompanharam ao Senhor porque havia em seus corações uma gratidão pelo Senhor e Salvador Jesus Cristo. 



Amados irmãos:

Não importa a situação que você esteja passando neste momento; pois
existe um Deus que é fiel e justo, você somente precisa tomar uma decisão; andar na direção, se achegar ao Senhor, se colocar na presença do Pai, chorar aos pés de Jesus, esta atitude move o coração de nosso Deus, e toda e qualquer situação que você esteja vivendo, creia que será revertida para honra e glória do Senhor Jesus; onde houver tristeza, haverá alegria, onde houver morte, haverá vida. 

Porque pela sua morte na cruz do calvário, nós fomos resgatados para uma vida eterna. 

Que a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, esteja com você e toda a sua família.

Amém!

André de Carvalho Ribeiro
Assembléia de Deus – Serra (ES)



Cartaz e lembrete de versículo 
extraído do blog "Pequeninos de Jesus"

8 comentários:

  1. Evanir... seja bem vinda! VC é a mais nova seguidora, que mesmo ocupando a posição 132° tem uma posição de destaque, porque vc é especial! Principalmente para Deus! Obrigado pelo carinho e apoio! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. DEUS ABENÇOE POR ESSE SITE E Q APACENTE MUITAS CRIANÇAS PELO BOM CAMINHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, e que Deus abençoe também sua vida e te guarde desse mundo mal! Fique com Ele, e um forte abraço!

      Excluir
  3. Amém, e que Deus abençoe também sua vida e te guarde desse mundo mal! Fique com Ele, e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo apoio e pela força, mesmo estudando para esta aula, através de vc o Senhor Jesus falou primeiramente comigo!😃 Deus abençoe a sua vida grandemente!!!😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te abençoe Wagner e use poderosamente para sua glória! Agradeço a visita e comentário. Graça seja multiplicada.

      Excluir
  5. Obrigada pelo apoio e pela força, mesmo estudando para esta aula, através de vc o Senhor Jesus falou primeiramente comigo!😃 Deus abençoe a sua vida grandemente!!!😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te abençoe Wagner e use poderosamente para sua glória! Agradeço a visita e comentário. Graça seja multiplicada.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...