quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Galinha Carijó

Figura 1 - A estória da galinha Carijó, é muito interessante e ilustra uma maravilhosa lição de amor.


Figura 2 - Na fazenda de seu Clemente, havia alguns moradores que se davam muito bem. Entre eles, estavam a D. Pata, Medalha (a vaca), Mimoso (o cavalo), Estrela (a ovelha) e Branquinho, um coelho muito esperto. Todos eles no entanto, uma tarde, notaram a falta de uma companheira.


Figura 3 - D. Carijó (a galinha). Já havia alguns dias que D. Carijó não saia para passear. Ela estava sempre no seu ninho.


Figura 4 - Certo dia, ela ouviu um barulho de cascas quebrando.


Figura 5 - E como ficou faceira (alegre) ao ver que dos ovos começaram a sair uns lindos pintinhos, amarelinhos.


Figura 6 - D. Carijó então, pôs-se a passear pela fazenda a fim de mostrar os seus filhinhos (os pintinhos) a todos os amigos.


Figura 7 - Nesse dia tão feliz para D. Carijó, seu Clemente ouviu um barulho estranho e saiu para ver o que era.


Figura 8 - Oh! Que tristeza! Era o fogo da queimada que se alastrava (espalhava) por toda a fazenda.


Figura 9 - Apavorado, correu a chamar os criados (empregados): -"João, Pedro, Timóteo, Antônio, venham urgente. Corram, corram!!!"


Figura 10 - Começaram a jogar água ao redor da casa, para que o fogo não destruisse a fazenda completamente.


Figura 11 - D. Carijó, também estava aflita, pois precisava salvar seus filhinhos (os pintinhos). Chamou-os então para junto de si.


Figura 12 - Quando notou que estava cercada pelo fogo, resolveu protegê-los com suas asas e ficou paradinha, para que os pintinhos não se queimassem.


Figura 13 - Ela estava triste, porque um dos seus pintinhos não havia obedecido o seu chamado e não viera esconder-se embaixo de suas asas, por isso, ele morreria queimado.


Figura 14 - Quando o fogo passou, seu Clemente saiu para ver o que não havia sido destruído pelo incêndio. E contabilizar os prejuízos.


Figura 15 - Achou então, um montinho, que não conseguia entender o que era. Ainda estava fumegando (em brasa). Seu Clemente pegou um vara  e resolveu cutucar o montinho para ver do que se tratava.


Figura 16 - Vejam só o que aconteceu! De debaixo do montinho, começaram a sair os pintinhos assustados e tristes, por notarem que sua mãe já não podia correr  com eles pela fazenda.


Figura 17 - D. Carijó doara a vida para salvá-los! Então seu Clemente com muito carinho recolhe os pintinhos e os levam para a casa da fazenda.


Figura 18 - Por nós, também houve alguém que deu a sua vida. Jesus, o Filho de deus, veio para salvar-nos; e todos os que ouvirem o seu chamado, sejam eles quem for (cor, raça), serão SALVOS. Jesus morreu para salvar os seus filhos, fazendo um sacrifício total, em nosso favor.


Meditação: Mateus 23.37-39 'Jerusalém ... quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha junta os seus pintinhos debaixo das suas asas, e tu não quiseste!'
(Lucas 13.31-35)

Essa e outras estórias você pode encontrar
na loja da Tia Helenita (Kopprint)


Na página download você baixa toda essa lição, texto e imagens! Essa é uma estória do CEI - Centro Educacional Ilustrado

17 comentários:

  1. sou professora, e precisava muito dessa historia
    e achei muito bom encontrar, e a historia ja vem com ilustração, meus alunos vão amar.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônima...Rss. Deus abençoe vc no seu ensino, e que esta estória venha cumprir seu propósito. Ela é muito antiga (em slides)e pude recupera-la. Apesar de não se identificar, mas Deus a conhece e vê, e em secreto lhe recompensará!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por disponibilizar. Já utilizei no passado com desenhos. Estava procurando há muito tempo.
    Deus abençoe a todos!
    Walace

    ResponderExcluir
  4. Wallace... Graça e Paz! Seja bem vindo e volte sempre! Tenho essa e outras histórias em slides, mas não foi possível, financeiramente recuperar a todas. Essa lição é muito preciosa e me faz lembrar das palavras de Jesus quando disse aos seus discípulos olhando para Israel: "Quantas vezes quis juntar vocês debaixo das minhas asas, como a galinha, mas vocês me rejeitaram!"

    ResponderExcluir
  5. Linda essa estória.Me emociono muito quando a leio, é linda demais. Muito bom para podermos passar para as crianças e falando que da mesma forma como a galinha se sacrificou pelos seus filhos, assim DEUS fez por nós, mas com uma diferença: ELE sacrificou seu único filho pela humanidade. Maravilhoso DEUS REALMENTE É MUITOOOOO BOM!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é maravilhoso, e seu amor é infinito e eterno. Somos muito gratos a Cristo por cumprir esse especial plano de Deus e nos resgatar. Essa lição mostra muito bem isso. Deus te abençoe!

      Excluir
  6. bonita história, ilustra bem o amor de JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo... Graça e Paz! Estou muito agradecido pela visita e comentário! Essa é uma antiga lição, mas muito oportuna e sensível ao falar do amor de Deus!

      Excluir
  7. E a historia é grante

    ResponderExcluir
  8. Meu Pai tem estes slids e a fita k7 originais desta história, quando criança vimos várias vezes.. Parabéns nos fez lembrar do passado. concordo que ainda é uma história bem atual e presente no nosso tempo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo, poucos tem esse privilégio. Infelizmente muitas mentes estão ocupadas e tomadas por lembranças que não as levam a Deus! Mas não vamos desistir! Fique com Deus!

      Excluir
  9. oi, nossa q legal.. eu gostaria muito de assistir esse desenho...
    sera q alguem poderia me ajudar...
    alguem sabe onde posso baixa-lo?
    ficaria muito grata se alguem me ajudasse... agradeço a todos des d ja..

    ResponderExcluir
  10. ganhei muitas almas p jesus com essa historia e d mais linda mesmo e emocionante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é apenas um recursos, mas quando contada com verdadeiro propósito de mostrar o sacrifício de Cristo, os corações se dilaceram!

      Excluir
  11. Essa história faz parte de minha infância. Uma senhora da igreja adventista sempre reunia as crianças do bairro para contar histórias e essa era uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Eu não cheguei a ouvi-la mas logo que a conheci achei muito interessante e fiz uso muitas vezes! Me recordo do texto quando Jesus diz: "Jerusalém, quantas vezes quis te proteger debaixo das minhas asas mas você me rejeitou!"

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...