sábado, 7 de abril de 2012

O Perfeito Louvor


Mateus 21.15-16
15 Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ficaram zangados quando viram as coisas maravilhosas que ele fazia (Jesus) e ouviram as crianças gritando no pátio do Templo: —Hosana ao Filho de Davi! 16 E eles disseram a Jesus: —Você está ouvindo o que estão dizendo? Jesus respondeu: —Claro que sim! Será que vocês nunca leram a passagem das Escrituras Sagradas que diz: “Deus ensinou as crianças e as criancinhas a oferecerem o perfeito louvor”? BLH

Da boca das crianças sai o Perfeito Louvor! Porque então impedi-las? Porque subestimá-las? Esse comentário expressa minha opinião pessoal e traz como tema: o louvor. Este é um elogio ou glorificação a uma divindade. Então devo usá-lo como meio de adorar a Deus e de lhe prestar honra e reverência. A Bíblia ordena louvar a Deus nos inúmeros versículos de Salmos. Isso não é inerente apenas ao adulto pois as crianças também devem louvá-lo. O louvor pode ocorrer de diversas maneiras: sons variados, ritmos variados, instrumentos variados, tons variados e pessoas variadas.

Então me pergunto: Porque quando são as crianças que louvam na igreja usamos para acompanhá-las mídias com áudio e vocal (voz) que em muita das vezes sobrassaem a suas singelas vozes e as expõem como se não conseguissem ou não fosse possível que elas cantassem. Pelo contrário, as crianças memorizam fácil, gostam de cantar, e o fazem com alegria. Concordo até com o play back, apesar de as vezes as notas não serem compatíveis com a altura que possibilite as crianças a cantarem, mas não, o que ocorre mesmo é o contrário, é o uso do CD com voz, e assistimos a um ajuntamento de crianças indiferentes ao que é cantado, desconhecendo o que é cantado, desmotivadas e apenas gesticulam, procurando dar alguma dinâmica ao grupo.

Quero com muito carinho pedir a você que é regente ou ministro de louvor das crianças que as permitam cantar e expressar o louvor que Deus espera delas. Elas o farão da maneira delas: as vezes desentoado, as vezes muito baixo, as vezes gritado, as vezes lento e as vezes muito rápido. Mas com certeza o efeito será diferente! Para elas terá um propósito diferente. E Deus ficará muito feliz também. O louvor deve ser uma manifestação espontânea.

Sugiro que elaborem coletâneas e façam algumas cópias e distribuam para que elas tenham possibilidade de memorizarem mais rápido a música a ser aprendida. Se houver alguma restrição da igreja ou pastor quanto a cópia (pirataria) comunique aos pais o cantor e o título do CD para que estes adquiram para o seu filho(a). Faça uso de DVD’s musicais que auxiliam no ensino e encantam as crianças. (Aline Barros, Cristina Mel, Alessandra Samadello, Mara Lima, Turma do Printy, etc.) Elabore cartazes com as letras dos hinos pois permite melhor assimilação e memorização da letra da música. É fácil a confecção considerando as tecnologias: computador e impressora, e o custo baixo dos materiais. Posteriormente você pode colocar o cartaz em um saquinho plástico transparente e isso permitirá  a você utilizá-lo por muito mais tempo!

É interessante também ter no repertório do grupo infantil vários ritmos e temas, não as induza a cantar apenas ‘baladinhas evangélicas’ e que muitas das vezes não falam do evangelho de Cristo e do seu amor mas, insira outros temas: como missões, amor ao próximo, lições e heróis da Bíblia, natal, páscoa, etc; e outros ritmos: sertanejo, forró, congregacional, etc. Hinos atuais e tradicionais. A diversidade é o melhor caminho. Com muito respeito e amor venho tratar esse tema, considerando o que tenho visto ao visitar algumas igrejas. Podemos fazer muito mais e muito melhor para o nosso Deus! Em Cristo.... ‘TIO’ Fausto


Em futuras postagens citarei alguns
títulos de cd’s que conheço e indico!

Obs. Faça o seu comentário e deixe sua preciosa opinião sobre o assunto, permitindo que possamos verificar outros aspectos não citados na postagem. E que Deus em Cristo abençoe a todos.

9 comentários:

  1. Lilian ... Gracia y Paz de Cristo! Quiero darle las gracias por ser un seguidor del blog 'La alimentación de los más pequeños. De hecho, la primera vez en Chile. Para mí es un honor y un placer tener nuestro sitio, animando y apoyando a una persona tan distinguida. Espero poder evitarlo y lo apoya, así como en su trabajo con niños. La felicito por los sitios y tanta dedicación y el capricho. Es notable belleza y la grandeza de su obra. Que el mensaje de Cristo, el Hijo de Dios permanecerá en nuestros corazones. Dios te bendiga y te guarde.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor Jesus esteja em vossos corações, venho por meio destas linhas parabenizar pelo trabalho, e pedir que Deus continue te abençoando cada vez mais. Gostei da matéria,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã muito obrigado, fico muito feliz por ter meditado. Acredito seriamente no que escrevi. O louvor é algo sério!

      Excluir
  3. A paz sou guitarrista na casa do senhor a mais de vinte anos tenho uma filha de quatro anos ja toquei p muitos irmãos prestarem uma adoração a Deus,mas quando tive a experiência de tocar p minha filhinha adorar ao senhor foi uma alegria imensurável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As crianças amam louvar a Deus, mas muitos ensinos os cânticos de forma muito mecânica sem demonstrar amor e adoração, apenas baladinhas! Deus abençoe o comentário e apoio!

      Excluir
    2. Parabéns pela matéria gostei bastante as vezes até fica bonito o cd cantado mas não é ralmente original das crianças ficarei no aguardo da indicação de CDs obrigada Deus te abençoe cada vez mais

      Excluir
  4. Gostei muito das suas palavras. Sempre quis fazer um coral com as crianças. Mas como temos uma turma mista ainda recorro ao cd, porque muitos pais não colaboram em levar os filhos para os ensaios. Mas certamente tentarei melhorar nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRAÇA E PAZ, MAS MESMO UM GRUPO MISTO TEM CANÇÕES QUE SE ADAPTAM A ESSE GRUPO, USE OS RECURSOS DIGITAIS PARA INCENTIVAR O APRENDIZADO DE CANÇÕES, GRAVE ÁUDIO OU VÍDEO PARA ENSAIO!

      Excluir
    2. GRAÇA E PAZ, MAS MESMO UM GRUPO MISTO TEM CANÇÕES QUE SE ADAPTAM A ESSE GRUPO, USE OS RECURSOS DIGITAIS PARA INCENTIVAR O APRENDIZADO DE CANÇÕES, GRAVE ÁUDIO OU VÍDEO PARA ENSAIO!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters