sábado, 20 de julho de 2013

Maná

Deus providência comida

“Verdadeiramente bom é Deus!” Salmo 73.1
Êxodo 16.1-35


1 O povo de Israel saiu de Elim e foi para o deserto de Sim, que fica entre Elim e o monte Sinai. Chegaram ali no dia quinze do segundo mês depois da sua saída do Egito.


2 Ali, no deserto, todos eles começaram a reclamar contra Moisés e Arão, 3 dizendo assim: —Teria sido melhor que o SENHOR tivesse nos matado no Egito! Lá, nós podíamos pelo menos nos sentar e comer carne e outras comidas à vontade. Vocês nos trouxeram para este deserto a fim de matar de fome toda esta multidão. 4 O SENHOR Deus disse a Moisés: —Agora eu vou fazer chover do céu pão para vocês. E o povo deverá sair, e cada um deverá juntar uma porção que dê para um dia. Assim eu os porei à prova para saber se eles vão obedecer às minhas ordens. 5 No sexto dia deverão juntar e preparar o dobro do que costumam juntar nos outros dias. 6 Então Moisés e Arão disseram ao povo: —Hoje à tarde vocês ficarão sabendo que foi o SENHOR Deus quem os tirou do Egito. 7 "Amanhã de manhã vocês verão a glória do SENHOR, pois o SENHOR ouviu as reclamações de vocês contra ele. Foi contra ele, e não contra nós, que vocês reclamaram; pois, afinal de contas, quem somos nós?" 8 "E Moisés continuou: —É Deus, o SENHOR, quem vai lhes dar carne para comerem de tarde e pão à vontade de manhã, pois o SENHOR ouviu vocês reclamando contra ele. As suas reclamações são contra ele e não contra nós; pois, afinal de contas, quem somos nós?" 9 Aí Moisés disse a Arão: —Diga a todo o povo que venha e fique diante de Deus, o SENHOR, pois ele ouviu as reclamações deles. 10 Enquanto Arão estava falando a todo o povo, eles olharam para o deserto, e, de repente, a glória do SENHOR apareceu numa nuvem. 11 E o SENHOR disse a Moisés: 12 —Eu tenho ouvido as reclamações dos israelitas. Diga-lhes que hoje à tarde, antes de escurecer, eles comerão carne. E amanhã de manhã comerão pão à vontade. Aí ficarão sabendo que eu, o SENHOR, sou o Deus deles.


13 "À tarde apareceu um grande bando de codornas; eram tantas, que cobriram o acampamento. E no dia seguinte, de manhã, havia orvalho em volta de todo o acampamento." 14 Quando o orvalho secou, por cima da areia do deserto ficou uma coisa parecida com escamas, fina como a geada no chão. 15 Os israelitas viram aquilo e não sabiam o que era. Então perguntaram uns aos outros: —O que é isso? Moisés lhes disse: —Isso é o alimento que o SENHOR está mandando para vocês comerem. 16 Esta é a ordem que ele deu: “Cada um de vocês deverá juntar o que for necessário para comer, de acordo com o número de pessoas que houver na família, dois litros por pessoa. ”


17 E assim fizeram os israelitas. Uns pegaram mais, e outros, menos. 18 "Quando mediram, aconteceu que os que haviam pegado muito não tinham demais; e não faltava nada para os que haviam pegado pouco. Cada um havia pegado exatamente o necessário para comer." 19 Então Moisés lhes disse: —Ninguém deverá guardar nada para o dia seguinte. 20 Mas alguns não obedeceram à ordem de Moisés e guardaram uma parte daquele alimento. E no dia seguinte o que tinha sido guardado estava cheio de bichos e cheirava mal. Aí Moisés ficou muito irritado com eles. 21 Todas as manhãs cada um pegava o necessário para comer naquele dia, pois o calor do sol derretia o que ficava no chão. 22 No sexto dia pegaram o dobro, isto é, quatro litros para cada pessoa. Os líderes do povo foram e contaram a Moisés o que estava acontecendo. 23 "E Moisés lhes disse: —Amanhã é dia de descanso, o sábado santo, separado para Deus, o SENHOR. Por isso o SENHOR deu a seguinte ordem: “Os que quiserem assar esse alimento no forno, que assem; e os que quiserem cozinhar, que cozinhem. E guardem para o dia seguinte o que sobrar. ” "24 Conforme a ordem de Moisés, todos guardaram para o dia seguinte o que havia sobrado. E não cheirou mal, nem criou bicho. 25 Moisés disse: —Comam isto hoje, pois é sábado, o dia de descanso separado para Deus, o SENHOR. Neste dia vocês não acharão no campo nada de comer. 26 "Recolham esse alimento durante seis dias; porém no sétimo dia, que é o dia de descanso, não haverá alimento no chão." 27 No sétimo dia algumas pessoas saíram para pegar o alimento, porém não acharam nada. 28 Então o SENHOR Deus disse a Moisés: —Até quando vocês vão desobedecer às minhas ordens e às minhas leis? 29 "Lembrem que eu, o SENHOR, dei a vocês um dia de descanso e foi por isso que no sexto dia eu lhes dei alimento para dois dias. No sétimo dia fiquem todos onde estiverem; ninguém deverá sair de casa." 30 Assim, o povo não trabalhou no sétimo dia. 31 Os israelitas deram àquele alimento o nome de maná. Ele era parecido com uma sementinha branca e tinha gosto de bolo de mel. 32 Moisés disse: —O SENHOR Deus mandou que fossem guardados dois litros de maná para que, no futuro, os nossos descendentes possam ver o alimento que ele nos deu para comermos no deserto, quando nos tirou do Egito. 33 Então Moisés disse a Arão: —Pegue uma vasilha, ponha nela dois litros de maná e coloque-a na presença de Deus, o SENHOR, a fim de ser guardada para os nossos descendentes. 34 Arão fez como o SENHOR havia ordenado a Moisés e colocou a vasilha diante da arca da aliança para que ficasse guardada ali. 35 Durante quarenta anos os israelitas tiveram maná para comer, até que chegaram a uma terra habitada, isto é, até que chegaram à fronteira de Canaã.

Anexos



Conheça outras lições sobre Moisés

3 comentários:

  1. Grande lição para ensinar aos pequeninos, Deus é o nosso grande provedor. Abçs Ir. Fausto Deus continue abençoando o seu ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Senhor é aquele que supre nossas necessidades materiais, isso é o que vemos na lição. Mais muito mais, Deus quer suprir nossas necessidades espirituais. Deus a abençoe!

      Excluir
  2. Irmã Vilma ... Graça e Paz! Quero agradecer por se tornar seguidora do blog e por sua amizade. Seja muito bem vinda. É uma honra ter seu apoio e incentivo. Vejo que está muito envolvida com esse departamento e tem consciência desse chamado. Deus a abençoe e a seu site também, aliás, muito rico e abençoado. O site de missões é também muito especial. Parabéns. Conte com meu apoio em ambos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters