quarta-feira, 20 de julho de 2011

Davi

Davi
Texto: I Samuel capítulos 8 ao 30

“... O homem vê o exterior, porém o Senhor vê o coração.” I Samuel 16.7

Samuel era um profeta, sacerdote e juiz de Israel. Ele era profeta porque transmitia a mensagem de Deus ao povo, era sacerdote porque intercedia pelas pessoas e era juiz porque aconselhava e liderava, e quando necessário julgava algumas situações. (6c1)


Samuel estava idoso, e seus filhos não eram bons líderes como ele. Por isso o povo resolveu que deveria ter um rei. Os líderes de Israel foram falar com Samuel. Eles queriam ser como as demais nações. (6c1;6c2)


Samuel ficou muito triste com o pedido de um novo rei. Afinal, Deus era o rei de Israel. Samuel ora a Deus. (I Samuel 8.7) Quanta ingratidão. Segundo a ordem de Deus, Samuel explica ao povo que não haveria nenhuma vantagem em terem um rei. Pois eles teriam que prestar honra e obediência a ele. O povo insiste.


Deus mostrou a Samuel um Rei. I Samuel 9.2 Esse rei era rico, jovem, bonito e bem alto. (6c3) Samuel unge a Saul como rei de Israel e ele é aclamado por todo o povo. (6c4)


No começo Saul foi corajoso e venceu várias batalhas. Eles tinham um inimigo feroz, os filisteus. Mas antes de atacá-los Saul resolveu cultuar a Deus, e Samuel deveria oficializar por direito esse culto. Considerando que Samuel demorara a chegar, Saul se irritou e fez toda a ministração e celebração.  Chegando Samuel e tomando ciência do ocorrido, e advertiu a Saul pela sua arrogância e desobediência. Como conseqüência Samuel disse que ele não permaneceria muito tempo no poder, nem seus filhos o herdariam. (6c1;6c4)


(6c4;6c5) Deus ordena que Samuel fosse a casa de um homem chamado Jessé, lá em Belém de Judá. Deus escolheria ali entre seus oitos filhos um novo Rei para Israel. E foram passando um após o outro e nada. Então Samuel pergunta se por acaso existem outros filhos mais novos, então se lembram de Davi, que estava no campo, pastoreando. Samuel manda chamá-lo.


(6c6) Logo aparece diante dele, um rapaz ainda, Davi. O Senhor comunica logo que aquele é o escolhido para ser rei em Israel.


(6c7) Sem dúvidas, Samuel unge em  a Davi como rei, diante apenas de sua família. Ele só viria a assumir o reinado após a morte de Saul!

“...O Senhor é a fortaleza da minha vida, a quem temerei? Salmo 27.1


(6c8) Davi continuou em sua vida simples de pastor de ovelhas. Eram muitos os seus compromissos. Outro passatempo que amava muito era tocar sua harpa e louvar a Deus. Um dia seus irmãos mais velhos foram convocados a uma batalha com seu antigo inimigo, os filisteus. A proposta era a seguinte, que lutassem apenas um soldado de cada milícia, o povo do soldado que perdesse  serviria ao outro. O desafio foi aceito prontamente pelo rei Saul. Mas quando os filisteus apresentaram seu soldado todos temeram. Eram um gigante e muito forte. Este insultava a Israel. Davi ao foi obter noticias e levar alimentos para seus irmãos e ficou muito indignado quando soube dessa situação. (I Samuel 17.26)


(6c9) Davi resolve lutar e se apresenta ao rei Saul. Este lhe oferece a sua armadura, que para Davi se torna inviável por ser muito grande e pesada  então ele a rejeita.


(6c10) Davi pega sua funda e cinco pedras num riacho e vai ao encontro do gigante (Golias). Este zomba de Israel de Deus e de Davi. Mas Davi estava cheio de confiança e fé em Deus. Ele já havia enfrentado outros perigos.


(6c11) Davi vai ao confronto, gira sua funda, arremessa e acerta em cheio a testa do gigante que atordoado cai desfalecido. Então Davi o mata. Deus honra ao servo.

Em todo Tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão!”
Provérbios 17.17


(6c15) Com a derrota de Golias Davi é aclamado como grande guerreiro, a passa a ser reconhecido e querido pelo povo. O grande herói de Israel.


(6c12; 6c13) Davi vai morar no palácio e lá conhece o príncipe Jônatas, filho de Saul, que mais tarde se revela seu maior e melhor amigo.


(6c14) Jônatas o presenteia com pertences pessoais. E a amizade a cada dia se fortalecia. Mas o ciúme de Saul fez com que Davi se tornasse seu rival e de certa forma seu inimigo, suscitando a vontade de matá-lo. Davi então foge e se esconde.


(6c16) Logo após estes dias o rei Saul realiza uma grande festa, é lógico que Davi não compareceu, e reafirma a vontade de liquidar Davi.


(6c17) No dia seguinte, Jônatas com um servo vai ao campo, e lá lança flechas usando o arco, Davi vê tudo à distância e em oculto e sabia que era um sinal de que o Rei Saul continuaria sua perseguição, era o combinado dele com Jônatas.


(6c18) Depois de algum tempo Jônatas solicita ao seu servo que leve seus pertences embora, ficando a sós. Então Davi se aproxima e é recebido cordialmente por Jônatas, que até se curva diante dele, ambos conversam, choram e se despedem. Eles eram amigos de verdade.

“Amai vossos inimigos e orai pelo que vos perseguem!” Mateus 5.44


(6c19) Davi se escondia nos desertos e nas cavernas. Saul em suas muitas perseguições a Davi foi surpreendido por Davi, duas vezes, com oportunidade de tirar-lhe a vida. Mas ele não o fez, pois temia a Deus!


(6c20) A perseguição a Davi foi se tornando notória, ou seja, do conhecimento de outras pessoas e por isso Davi consegue reunir tipo um exército de aproximadamente 400 homens.


(6c21) Uma primeira vez o Rei Saul entrou em uma caverna e Davi conseguiu driblar sua guarda e conseguiu cortar um pedaço de sua capa, e de longe Davi comunicou a todos o que fez e a oportunidade de matá-lo.


(6c22) Uma segunda vez o Rei Saul entrou em uma outra caverna e Davi conseguiu driblar sua guarda e conseguiu pegar dois objetos pessoais, uma lança e um cantil, e de longe Davi comunicou a todos o que fez e a oportunidade de matá-lo. Conclusão, Deus era com Davi e o protegeu usando seu amigo Jônatas, até o dia em que veio assumir o trono de Israel.


Obs. : Essa é uma postagem parcial de algumas lições da Série Conectar 'Plug Kids' volume 6 da Editora Cristã Evangélica, O Kit é composto de Livro do professor, do aluno pré e primário, CD room com músicas e jogos, visuais e livro com atividades e com a letra das músicas. Material de qualidade. A revista é composta de 15 lições, considerando tudo isso, a riqueza e diversidade é muito grande, a um preço justo. O propósito dessa postagem é divulgar àqueles que visitam esse blog e não conhecem ainda esse material. Conheça outras séries, inclusive a voltada para o culto infantil.



Diretor: Abimael de Souza
Coordenadores: Eliane Vieira Maciel;
Isabel Cristina D. Costa
Autoras: Meire Cristina; Mirian O.F.A. Santos;
Lilian Silveira; Elisete Ramos
Ilustração: Carlos A. de Souza;
Henrique Brum Carvalho;
Henrique Martins Carvalho

(*Postado com Permissão)

7 comentários:

  1. Lindos estes visuais de Cenário. Poste mais personagens bíblicos para Cenário de Histórias. Obrigada! Dani Criações - Ministério Infantil

    ResponderExcluir
  2. Olá Fausto!Gostei muito desta coleção. Simples, muito bem ilustrada e ainda com CD. Acho que vou comprá-la!

    Obrigada pela dica e recomendação!

    Abraços,
    Layse

    ResponderExcluir
  3. Dani... Graça e paz! Muito agradecido pela visita!
    Algumas lições como essa, conforme combinado com a editora, são postadas parcialmente para não desmerecer todo o trabalho da equipe organizadora prejudicando-os. Mas a parte postada ainda é muito útil e utilizável! Se gostou dessa parte com certeza gostará do restante! Deus te abençoe! Fausto.

    ResponderExcluir
  4. Layse... Graça e Paz! O material é excelente. Para quem precisa de recursos para várias aulas, ótimo e a um custo acessível, esse é um dos melhores. Afinal, nem sempre temos o apoio financeiro para isso. E acabamos usando nosso próprio recurso financeiro. Deus te abençoe! Fausto

    ResponderExcluir
  5. Quero agradecer de coração ao Reverendo Abimael de Souza, diretor da Editora Cristã Evangélica, por receber minha solicitação, atender de forma tão cordial e intervir na mediação de permissão para postagem. A lição de Davi vem abrilhantar o blog e permitir aos que o acessam conhecer parte desse currículo excelente da editora e até utilizar essa lição, até que adquiram o material. Que Deus os faça prosperar e dê cada vez mais criatividade. Essa é uma empresa que sonha e realiza! Em Cristo... Fausto

    ResponderExcluir
  6. Excelente material, parabéns pela iniciativa, estou seguindo e vou compartilhar o link com as professoras de EBI aqui da igreja.

    Graça e paz...

    ResponderExcluir
  7. Pastor Anderson fico muito agradecido pelo apoio e carinho e por estar seguindo o blog ‘Apascentar os Pequeninos”, espero poder auxiliar em algum momento no ministério infantil de sua igreja, tantos iniciantes como aqueles que já se dedicam a essa preciosa causa. Deus te abençoe. Em Cristo... Fausto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...