sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os Cinco Amigos (2)


A Cura de um Paralítico

Texto Marcos 2.1-12
p/Memorizar Marcos 5.36
“Não temas, crê somente!”

Jesus havia chegado a Cafarnaum. As pessoas ficaram alvoroçadas. Elas querem ouvir os ensinamentos do Mestre. Quando descobriram que ele estava em casa, correram até lá. Não queriam perder a oportunidade de ficar ao lado de Jesus. Eu também correria até ele. E vocês?


Em Cafarnaum, havia um homem que também queria muito correr até Jesus. Ele correria, se pudesse... Mas esse homem era paralítico. O que é mesmo uma pessoa paralítica? É alguém que tem um tipo de paralisia, que, muitas vezes, o impossibilita de se movimentar ou andar. Por que vocês acham que o paralítico queria ver Jesus? Seu desejo era ficar curado. Esse homem devia sonhar com isso. Acho que era o grande sonho da vida dele. Mas de que forma chegaria até Jesus, já que não podia andar?


Também moravam naquela cidade alguns homens que sonhavam em ver o paralítico andando. Eles eram quatro amigos. Eles resolveram levar o amigo até Jesus. Os quatros amigos estavam entusiasmados com a possibilidade de aquele homem ver Jesus.


Mas, ao se aproximarem da casa, viram que não seria nada fácil entrar com o paralítico. A casa estava muito, muito cheia. Gente de toda parte estava ali. Eles nem conseguiam ver direito pela janela, por causa da grande quantidade de pessoas dentro da casa.


Mas eles não desistiram. Colocaram a cabeça para funcionar. Aqueles quatro amigos estavam com um grande problema para resolver. Vamos às hipóteses: o que vocês acham que eles deveriam fazer? Depois de pensarem, pensarem, não viam solução.


Até que perceberam que ali estava, diante deles, a solução; uma escada. Dando início a ideia momentânea, logo se propuseram a subir o enfermo.


Naquela região, a maioria das casas tinha a forma de um quadrado. E subiram, subiram, subiram. Não deve ter sido nada fácil carregar o paralítico até o telhado. Pensem no peso. Pensem no tamanho do leito, ou seja, do lugar onde ele estava deitado. Devia ser grande e difícil de carregar em uma escada. Puxa! Que trabalho! Mas esses homens fizeram tudo isso. Chegaram ao telhado. E agora? Ah! Esses amigos foram muito criativos, pensaram em tudo!


Eles fizeram uma abertura, com muito cuidado, naquele telhado, como se fosse um quadrado ou uma janela. Imagine o trabalho!


Eles prenderam cordas na esteira onde o paralítico estava deitado e o desceram bem em cima da direção onde Jesus estava. Desceram o homem e ele ficou pertinho de Jesus! E isso surpreendeu á todos.


Aqueles quatro amigos tinham fé e acreditavam que Jesus podia socorrer o paralítico. Jesus entendeu isso. Então, disse ao paralítico: “Filho os teus pecados estão perdoados!” Alguns líderes religiosos pensaram assim: “Quem ele pense que é?” Como Jesus já sabia o que eles estavam pensando, surpreendeu-os ainda mais quando falou novamente ao paralítico: “Você está curado.” 


Nesse momento o homem se levantou!


Ele começou a andar. Era um milagre! Não sei quem comemorou mais: se foi o paralítico ou se foram seus amigos. Mas aquele encontro determinou sua cura e não só isso mas, a salvação da sua alma. Aliás quantos sonhos se realizaram naquele dia!


Jesus espera que vamos ao seu encontro com fé! Desejoso de encontrá-lo e de ouvi-lo. Com certeza um coração receptível e quebrantado o Senhor não desprezará!

Conclusão 

Vemos nessa lição a questão da fé coletiva e individual. A fé do paralítico reconhece, no pecado a raiz do seu problema e obedece a ordem de Cristo. Os companheiros mostram fé no Senhor e amor ao incapacitado, o que resultado numa ação persistente. Cristo galardoa a fé, operando o milagre do perdão e da cura. A oração com fé e o esforço para trazerem os paralíticos espirituais a Cristo, para serem curados, será eficaz e recompensado.

Atividade p/ Colorir



Obs. Imagens extraídas do site Jardim de Louvor

6 comentários:

  1. Irmã adriana... Graça e Paz! Seja bem vinda ao site e espero que as postagens sejam uteis no seu ministério. Deus te abençoe pelo incentivo e carinho. A irmã é a seguidora 130°. Deus te abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  2. Tia Idalete... Nossa seguidora 131° seja bem vinda, é uma alegria ter o prestígio de uma pessoa tão dedicada ao ministério infantil e com uma experiencia e bagagem tão farta. Seu site também é muito rico e abençoado. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. venho agardecer as suas palavras de fé confiança, ando passando por lutas, principalmente com enfermidades, as suas palavras me dão coniança, muito obrigada amigo, elas vieram na hora certa, que o nosso eterno e maravilhoso Deus esteja com você em todos sentidos da sua vida, e que o seu ministério com crianças seja prospero, mais uma vez muito obrigada

    Davi foi dos maiores reis dos tempos bíblicos.
    Era um homem experimentado nas batalhas de seu país.
    Quando o jovem matou Golias num desafio fora do comum, conquistando grande vitória sobre os Filisteus.
    Este rei Davi era harpista e escrevia canções contando as suas lutas, vitórias, derrotas, enfim contando história da sua vida.
    No salmo 144:1 Davi escreve algo sobre si mesmo, que nos ensina uma grande lição de vida.
    Ele escreveu o seguinte: "Bendito seja o Senhor, minha rocha, que treina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra."
    Nesta jornada da vida todos nós temos inimigos.
    Não me refiro a pessoas, mas a doenças, problemas emocionais e psicológicos, medos, fraquezas, vícios, etc.
    Conforme Davi, a solução para ser um vencedor é ser treinado por Deus.
    Eu o desafio a ler as Escrituras Sagradas, e descobrir o mais alto conceito de arma espiritual que o fará um vencedor diante das batalhas da vida.
    A grande verdade é que uma pessoa que conhece a Deus, seus propósitos e seu amor, será um vencedor.
    Quem é treinado por Deus vence o jogo, ainda que seja necessário virar o placar.

    autor (Pr. Edilson Ramos)
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é um benção de Deus..
    Notei que cuida das crianças isso é maravilhoso trabalhar na casa de Deus.
    Com um mundo cheio de coisas lá fora ver um jovem trabalhando e vivendo no amor de Cristo é divino .
    Fica com Deus Paz e Luz.
    Evanir..

    ResponderExcluir
  5. Irmã Arnete... Graça e Paz! Sua visita aqui com certeza é uma benção! Seu comentário enriquece essa página e nos traz muita alegria. Quis postar um comentário para o final de ano em todos os blogs, então escrevi aquela pequena mensagem e alguns agradeceram, fico feliz por ter falado ao coração de alguém, porque no dia em que fiz, senti muita graça de Deus! O Senhor nos sustenta e nos guarda de mal, do mundo e de nós mesmos. E nos da toda a graça necessária para vencer! VCvai até o fim, em nome de Jesus. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Evanir... Graça e Paz de Cristo! Quero primeiramente agradecer por ser tornar seguidora do blog 'Apascentar os Pequeninos'. Em segundo lugar agradecer o incentivo e carinho deixado pelo seu comentário. Sim, procuro falar as crianças do Amor de Deus! Isso é um privilégio e uma grande benção. Quero parabeniza-la pelos sites (3), isso é só para quem pode!!! (rsrsrs) As poesias são lindas! Parabéns pela dedicação e sensibilidade! Feliz aniversário, também! Não sei como pderia auxilia-la mas, estamos a disposição! Fica com Deus!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters