quinta-feira, 26 de julho de 2012

Lázaro

A morte de Lázaro
João 11.1-45


1 Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele era do povoado de Betânia, onde Maria e a sua irmã Marta moravam. 2 ( Esta Maria era a mesma que pôs perfume nos pés do Senhor Jesus e os enxugou com os seus cabelos. Era o irmão dela, Lázaro, que estava doente. )


3 As duas irmãs mandaram dizer a Jesus: —Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente! 4 "Quando Jesus recebeu a notícia, disse: — O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada." 5 Jesus amava muito Marta, e a sua irmã, e também Lázaro.


6 Porém quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou dois dias onde estava. 7 Então disse aos seus discípulos: —Vamos voltar para a Judéia. 8 Mas eles disseram: —Mestre, faz tão pouco tempo que o povo de lá queria matá-lo a pedradas, e o senhor quer voltar? 9 Jesus respondeu: —Por acaso o dia não tem doze horas? Se alguém anda de dia não tropeça porque vê a luz deste mundo. 10 Mas, se anda de noite, tropeça porque nele não existe luz.


11 Jesus disse isso e depois continuou: — O nosso amigo Lázaro está dormindo, mas eu vou lá acordá-lo. 12 —Senhor, se ele está dormindo, isso quer dizer que vai ficar bom! —disseram eles. 13 Mas o que Jesus queria dizer era que Lázaro estava morto. Porém eles pensavam que ele estivesse falando do sono natural. 14 Então Jesus disse claramente: —Lázaro morreu, 15 mas eu estou alegre por não ter estado lá com ele, pois assim vocês vão crer. Vamos até a casa dele. 16 Então Tomé, chamado “o Gêmeo”, disse aos outros discípulos: —Vamos nós também a fim de morrer com o Mestre!

Jesus consola as irmãs
17 Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro havia sido sepultado. 18 Betânia ficava a menos de três quilômetros de Jerusalém, 19 e muitas pessoas tinham vindo visitar Marta e Maria para as consolarem por causa da morte do irmão. 20 Quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi encontrar-se com ele. Porém Maria ficou sentada em casa. 21 Então Marta disse a Jesus: —Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! 22 Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele. 23 —O seu irmão vai ressuscitar! —disse Jesus. 24 Marta respondeu: —Eu sei que ele vai ressuscitar no último dia! 25 "Então Jesus afirmou: —Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;" 26 e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? 27 —Sim, senhor! —disse ela. —Eu creio que o senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo. 28 Depois de dizer isso, Marta foi, chamou Maria, a sua irmã, e lhe disse em particular: —O Mestre chegou e está chamando você. 29 Quando Maria ouviu isso, levantou-se depressa e foi encontrar-se com Jesus.


30 Pois ele não tinha chegado ao povoado, mas ainda estava no lugar onde Marta o havia encontrado. 31 As pessoas que estavam na casa com Maria, consolando-a, viram que ela se levantou e saiu depressa. Então foram atrás dela, pois pensavam que ela ia ao túmulo para chorar ali. 32 Maria chegou ao lugar onde Jesus estava e logo que o viu caiu aos pés dele e disse: —Se o senhor tivesse estado aqui, o meu irmão não teria morrido! 33 Jesus viu Maria chorando e viu as pessoas que estavam com ela chorando também. Então ficou muito comovido e aflito


34 e perguntou: — Onde foi que vocês o sepultaram? —Venha ver, senhor! —responderam. 35 Jesus chorou. 36 Então as pessoas disseram: —Vejam como ele amava Lázaro! 37 Mas algumas delas disseram: —Ele curou o cego. Será que não poderia ter feito alguma coisa para que Lázaro não morresse?

Jesus ressuscita Lázaro


38 Jesus ficou outra vez muito comovido. Ele foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada, 39 e ordenou: —Tirem a pedra! Marta, a irmã do morto, disse: — Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado!


40 Jesus respondeu: — Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus? 41 Então tiraram a pedra. Jesus olhou para o céu e disse: —Pai, eu te agradeço porque me ouviste. 42 "Eu sei que sempre me ouves; mas eu estou dizendo isso por causa de toda esta gente que está aqui, para que eles creiam que tu me enviaste."


43 Depois de dizer isso, gritou: —Lázaro, venha para fora! 44 E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano.


Então Jesus disse: — Desenrolem as faixas e deixem que ele vá. 45 Muitas pessoas que tinham ido visitar Maria viram o que Jesus tinha feito e creram nele.


 Anexos





 Imagens: site Jardim de Louvor!
 Texto: Bíblia na Linguagem de Hoje!

3 comentários:

  1. Alana... Graça e Paz! Quero agradecer por estar seguindo o blog 'Apascentar os Pequeninos', seja muito bem vinda. Para mim é uma honra ter o apoio e incentivo de uma professora de língua portuguesa. Nesse espaço divulgo lições para o evangelismo infantil, inclusive tem algumas lições avulsas e dependendo da faixa etária que leciona algum conteúdo pode lhe ser útil. Ainda quero parabeniza-la pelos seus sites e pela importância relevante das postagens, que traz com propriedade o assunto em tese. E conte comigo para apoiar e incentivar suas páginas. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Márcia...Graça e Paz! Quero parabeniza-la pelo seu trabalho e por estes personagens tão legais que são a Turma do Mig e Meg. Vemos a sensibilidade de criação e da palavra de Deus. Vemos o esforço e dedicação para apresentar materiais de qualidade. Quero destacar os livretos Bíblicos, são uma benção. Onde vou e quando posso procuro presentear com esse recurso incentivando o vosso trabalho. Agradeço pelos slides, são sensacionais. Faço voto que essa empresa cresça a cada dia, e que os frutos sejam para a eternidade. Tio Fausto do blog 'Apascentar os Pequeninos'.

    ResponderExcluir
  3. Marie...Graça e Paz de Cristo. Primeiramente quero lhe agradecer por estar seguindo o blog "Apascentar os Pequeninos', seja muito bem vinda ao grupo de amigos. Em segundo lugar quero parabeniza-la pelo seu trabalho, realmente algumas coisas acontecem em nossa vida e nos leva para outros caminhos que não imaginávamos. Gostei de saber que vc é pedagoga e especialista em deficiência intelectual, espero em algum momento nesse ou em outro blog que vc nos fale um pouco sobre o assunto. Me avise, se possível. E para finalizar quero que vc me perdoe, estou de férias e estive revisando os seguidores do blog, e vi a foto do doce e não me lembrei de te-lo visto antes. Não sei se vc mudou o perfil ou o que ocorreu, pois tento prestar muita atenção quando chega um novo seguidor para conhece-lo. E passou desapercebido por isso não havia visitado sua página ainda e nem seguido seu blog. Mais uma vez me perdoe. Quero quitar essa dívida hoje! Fique com Deus!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters