quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Caim e Abel


 Vamos ler uma história hoje?
Pode ser a história de Caim e Abel?
Boa! Onde fica?
Fica no capítulo 4 do livro de Gênesis.


 O primeiro casal a habitar  o mundo foram Adão e Eva. Eles tinham se afastado de Deus e colheram graves consequências. Deixaram o paraíso para trás e foram conquistar o mundo. Havia muitas dificuldades no seu caminho. Teriam que se defender dos animais selvagens e por isso moravam em cavernas.


 Também as plantas não eram mais as mesmas do Jardim do Éden. Muitas delas teriam espinhos e cada uma delas brigava pelo seu espaço ao sol. Cresciam desordenadamente e vencia a planta mais forte, mais resistente...Cedo os homens aprenderam que algumas delas eram venenosas e faziam mal.


 Eva constantemente lembrava o que Deus dissera: - Com dores e sofrimento terás filhos. Era seu destino. Enfrentaria com coragem. Quando via os filhotes dos bichos, tão fofinhos e bonitinhos, ela se enchia de vontade e também queria filhotes.


O primeiro filho que tiveram era um menino e deram-lhe o nome de Caim que significa: Com a ajuda do Senhor tive um filho homem. Era um menino forte e robusto. De longe trazia plantinhas com lindas flores e frutinhas gostosas e mais tarde tornou-se agricultor.



O segundo filho também era um menino. Chamava-se Abel. este menino gostava de brincar e seu melhor era amiguinho era um cachorrinho. Saía correndo com ele e gostava muito de vaguear pelos campos. Com o tempo fez amizade com algumas ovelhas fofinhas e elas o seguiam aonde quer que ele fosse.


Adão ensinou a seus filhos que havia um Deus que criara toda a terra, as plantas e os bichos. eles cresceram ouvindo que este Deus merecia ser honrado e adorado. Uma boa maneira seria ofertar alguma coisa de que gostavam muito. Poderiam queimar estar oferta num altar de pedras que a fumaça subiria ao Senhor.


Caim foi bem prático e logo trouxe alguns frutos. Preparou um altar de pedras e queimou as ofertas. Havia um vento que soprava de muitos lados naquele dia e a fumaça não queria subir direito. Caim entendeu que o Senhor não se agradou de sua oferta.


Abel queria oferecer algo especial e pegou a primeira ovelhinha que nascera do seu rebanho, que já estava bem gordinha. Fez um altar de pedras bem caprichado e o vento parou. A fumaça subia, subia, até perder de vista. Abel estava contente, mas Caim não gostou de nada.


Então Deus perguntou a Caim: - Porque você está furioso? Se você fizer sua oferta com amor e carinho, também Eu a aceitarei com prazer. Tome cuidado - o pecado está a sua porta e você terá que dominá-lo. Caso contrário é ele que te dominará.


Mas caim estava furioso e não deu ouvidos. Convidou seu irmão Abel para saírem ao campo. Quando estavam bem longe a fúria lhe subiu a cabeça e começou a brigar com seu irmão. com muita raiva, deu muitos socos que acabou matando seu irmão. assustado Caim foi fugindo para bem longe.


  Então o Senhor perguntou a Caim: - Onde está teu irmão Abel? Caim respondeu: - Eu não sei. Por acaso sou eu o responsável por meu irmão? E Deus continuou: - O que foi que você fez? O sangue de Abel, que foi derramado sobre a terra está gritando! A terra está clamando!


Por isso a terra lhe amaldiçoa. Ela não lhe dará mais sua força e será inútil tentar cultiva-la, inútil plantar. Você será um fugitivo errante pelo mundo, sem paradeiro fixo. Vai ter de caminhar muito até achar algo para comer.


Caim não gostou nada do castigo e reclamou: - Mas isto é mais forte do que eu consigo suportar. errante assim pelo mundo, qualquer um pode me matar. Mas o Senhor respondeu: - Não Caim, você terá  a minha proteção. E colocou nele um sinal para que ninguém o matasse.


Então Caim afastou-se da presença do senhor. Alguns disseram que foi visto pelas bandas do leste do Éden. Anos mais tarde Caim teve um filho com uma mulher e o chamou de Enoque. Com o tempo vieram mais filhos e netos e aquele lugar se tornou uma vila, a vila de Enoque.


Dá o que pensar, né?
Sim, dá o que pensar.
Amanhã tem mais!


Anexo



ARCO - Arte e Comunicação | Mig e Meg
(55) - 41 3027-4402 / 11 2626-4402
(55) - 41 3272-3103 / 21 3005-4402

Você pode baixar essa e outras histórias
em slides ( Power Point) acesse:


                


(*Postado com Permissão)

Obs.Quero agradecer de coração a Editora Arco, pela permissão da postagem e pela liberalidade de uso gratuito das histórias em slides. Que Deus os faça prosperar. E a VC ministro de crianças que já utilizou esse material, procure adquiri-lo incentivando a continuidade desse trabalho, vc pode utiliza-lo na evangelização e como premiação!Não esqueça que são muitos os profissionais para confecção desse material e o custo advindo dele é real. Vamos colaborar. Segue a sugestão e obrigado a todos!

9 comentários:

  1. Oi irmã Sandra... Graça e Paz! Seja bem vinda ao blog a este seleto grupo de amigos. O único propósito é evangelizar os pequeninos. Quero agradecer por estar seguindo o blog e pelo apoio e incentivo. Parabéns pelo seu site. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Elgita...Graça e Paz de Cristo!Quero agradecer por vc estar seguindo o blog.Seja muito bem vinda.O incentivo das pessoas nos motiva também. Olhei seu perfil e não encontrei se vc tem um site.Caso tenha me avise para eu visita-lo.Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Rosangela... A Paz do Senhor! Obrigado por estar seguindo o blog. É uma alegria ter o seu apoio. Verifiquei seu perfil e não encontrei nenhum site seu. Caso tenha me avise. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Gislene... Obrigado pelo apoio e carinho. Seu incentivo é muito importante. Seja muito bem vinda. Também verifiquei seu perfil e não encontrei um site seu. Caso tenha me avise. Deus te abençoe e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Tudo lindo por aqui, Fausto!

    Como sempre, um lugar de edificação e auxílio para quem quer divulgar o Reino.

    Que o Eterno continue te abençoando!

    Linda e santa semana para você.

    Paz do Senhor.

    Elaine Cândida

    ResponderExcluir
  6. Oi Elaine... Graça e Paz!

    Eu que o diga! Seu site está cada vez melhor!

    Que Deus continue te inspirando!

    Boa semana para você também!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada isso me ajuda e muito a ministrar para as crianças Deus te abençoe ricamente!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters