sexta-feira, 22 de março de 2013

Filipe


Vamos uma história hoje? Pode ser a história de Filipe em Samaria? Boa! Onde fica? Fica no capítulo 8 do livro de Atos.


A igreja de Cristo mal nascera e já começou a ser perseguida. Seus líderes foram presos, chicoteados, executados. Reinava pânico e medo entre grande parte dos primeiros seguidores, e eles fugiam a alguma terra distante de Jerusalém. Todos? Nem todos... Os apóstolos estavam firmes.


Felipe, um dos apóstolos, foi para o interior, nas redondezas de Samaria. Lá ele anunciava a Cristo e ensinava com poder. Como seu mestre, sinais e milagres o acompanhavam, doentes eram curados e espíritos imundos eram expulsos e muitos se convertiam.


Morava em Samaria um feiticeiro, adivinhador, chamado Simão. Era bem famoso, e todos, ricos e pobres o temiam. Tinha o apelido de Grande Poder Divino. Simão também 'aderiu a onda' e se converteu. Quando Felipe batizou mais um grupo de seguidores, Simão estava no meio, declarando que era seguidor de Jesus.


Ele acompanhava Felipe em todos os momentos e ficava impressionado com os sinais que via. Ele estava acostumado aos sinais e conhecia muitos truques para impressionar o povo, mas o que via era diferente, era verdadeiro. cegos viam, coxos e paralíticos andavam, lunáticos e aflitos da alma eram curados.


A  notícia de que muitos homens e mulheres eram tocados pelo evangelho e mudavam de vida chegou a Jerusalém. Os apóstolos se reuniram e chegaram à conclusão de que seria bom mandar Pedro e João a Samaria. eles poderiam verificar se a doutrina era boa e se tudo corria bem.


Chegando lá Pedro e João constataram que o espírito Santo não havia descido sobre nenhum deles. Eles haviam sido batizados apenas em nome de Jesus. Então eles chamaram os fiéis, impuseram as mãos e oraram, e eles receberam o poder do Espírito Santo. Simão viu aquilo e pediu: - Deem-me este poder. Eu pago bem!


Pedro ouvindo aquilo ficou indignado: _ Fique com o seu dinheiro maldito. Aqui ele não tem serventia. Arrependa-se dessa maldade e ore para que Deus o perdoe. O poder do Espírito Santo é para fazer o bem e servir o Reino de Deus, e não deve ser usado em proveito próprio.


De repente apareceu um anjo e disse a Felipe: - Vá para o sul, para a estrada deserta que liga Jerusalém a Gaza. O anjo deu o recado e sumiu, mas Felipe já sabia o que tinha que fazer. Partiu imediatamente, mas de um estilo diferente.


Deus tem um carinho especial pela Etiópia, desde a época em que a Rainha de Sabá foi visitar o extraordinário rei Salomão. Agora o ministro das finanças da Rainha Candace da Etiópia estava voltando, depois de ter ido a Jerusalém. O Espírito Santo sussurrou a Felipe: - Acompanhe a carruagem.


Quando Felipe chegou perto escutou o moço ler em voz alta um trecho de Isaías que diz: - Ele foi levado como ovelha ao matadouro, e como ovelha diante do tosquiador, Ele não abria a boca. Em sua humilhação foi privado de justiça. Felipe perguntou ao moço: - Você entende o que está lendo?


- Não, não entendo. Você pode me explicar? Sobe aqui na carruagem e me explique. Aquele convite era uma porta aberta para o evangelismo e Felipe contou em detalhes o que acontecera a Jesus - o cordeiro de Deus - e como Ele morreu para salvar a humanidade, cada um que cresse.


O etíope foi se encantando e perguntando sobre tudo. De repente viu um lago a beira do caminho e perguntou a Felipe se podia ser batizado. Felipe afirmou: - Se você crê, pode. Vamos lá! Pararam a carruagem e realizaram o batismo, que era um novo começo, uma nova vida com Cristo.


Com isso o processo estava completo. O etíope estava muito feliz pelas boas novas que recebera. Tinha tirado a sorte grande ao encontrar Felipe naquela estrada vazia e deserta. Felipe sumiu misteriosamente, mas isto não importava. ele tinha muitas novidades, sobre Jesus e o seu Reino.


Felipe fora transladado misteriosamente para Azoto. Dali ele foi feliz para a Cesareia e pregava o evangelho em todas as cidades em que passava. Tudo corria como Jesus previra: "As boas novas foram anunciadas primeiro em Jerusalém, depois em Samaria e agora, até os confins do mundo.


Dá o que pensar, né? Sim, dá o que pensar. Amanhã tem mais.



Anexo


Quero agradecer de coração a Editora Arco, pela permissão da postagem e pela liberalidade de uso gratuito das histórias em slides. Que Deus os faça prosperar. Essa é uma empresa que sonha e realiza! E a Você ministro de crianças que já utilizou esse material, procure adquiri-lo incentivando a continuidade desse trabalho. Você pode utiliza-lo na evangelização e como premiação! Não esqueça que são muitos os profissionais para confecção desse material e o custo advindo dele é real. Vamos colaborar. Segue a sugestão e que Deus abençoe a todos!
(Postado com Permissão)

Mig e Meg na rede: http://www.migmeg.com.br

2 comentários:

  1. Este trabalho q vc postou aqui é da Editora Arco? faz parte de um livro? muito bom as imagens. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii!!!vim bisbilhotar um pouco e adorei tudo por aqui ,quando tiver um tempinho venha me visitar e se quiser me seguir fique a vontade vou adorar...abreijos!!!

    claudiamlfernandes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters