quinta-feira, 27 de junho de 2013

Servo Incompassivo

A ilustração do servo
sem misericórdia (Mateus 18)

21 Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? " 22 Jesus respondeu: "Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete. 23 "Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. 24 Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata.


25 Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. 26 "O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. 27 O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir.


28 "Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservo, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve! ’ 29 "Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei’. 30 "Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. 31 Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido. 32 "Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. 33 Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? ’


34 Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. 35 "Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão".

Comentário:
Todos vamos prestar contas, de todo bem e mal que fizermos. Existe uma pobreza espiritual (falta de moral), uma dívida (pecado) um credor (Deus). Vender a família gera uma opressão (negociar o único bem humano) - O rei aparenta insensibilidade (justiça). O homem implora (humilhação). O rei perdoa (misericórdia - compaixão). O homem sai e ao encontrar seu conservo revela a astucia do seu coração. Agride (violência). Oprimi (falta de misericórdia). Felizmente aquele homem é contemplado por outras pessoas, que estão cientes da sua situação, e verificam sua agressividade e falta de misericórdia (insensibilidade humana). Ele é denunciado e representado ao Rei. Este fica indignado por sua ação não recíproca, o repreende, e aplica a justiça; e o entrega ao seus algozes. O perdão deve ser verdadeiro e conforme a medida que perdoarmos seremos perdoados.

3 comentários:

  1. Querido Fausto, muito boa a história do servo incompassivo. Tenho uma pergunta para lhe fazer por acaso vc sabe se existe um vídeo do cântico. "Há uma linda cançao de amor, dentro do meu coração. Cristo me deu plena paz e perdão. ó eu sou feliz." vc conhece? eu cantava qd era criança, se vc sabe me responde tá. (pontes_nal@yahoo.com.br) se tem algo mais na letra. Agradeço a atenção. É que um blogueiro perguntou sobre esse cântico em uma das minhas postagem de fevereiro/2013 por título cançao de amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã Nal... que me recorde não! Gostaria muito de poder ajudar, mas infelizmente não conheço! A irmã tem alguma outra informação?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters