quarta-feira, 3 de julho de 2013

Noé

Recebendo uma difícil missão

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.” Tito 2.11
(Gênesis 6.13-22)


Era Noé um homem justo e reto. Isso, porém, não quer dizer que não errasse, mas que era um homem que prezava pela retidão, integridade e agradar a Deus com seus atos. Noé viveu num tempo em que os homens eram muito maus. Deus ficou tão desgostoso que se aborreceu muito e por causa de Noé preparou um plano especial de salvação, e os demais, Ele os castigaria. A Bíblia diz que: “O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá!” (Salmo 1.6) Então Deus falou com Noé e contou-lhe seu plano de salvação.


Para isso ele deveria construir uma arca com mais ou menos 150 metros de comprimento, 25 metros de largura por 15 metros de altura. E seria dividida em 3 compartimentos. Noé com sua família, então, começou e deu-se o início a construção da arca. Seus vizinhos e outros conhecidos zombavam de sua obediência e idéia. Mas mesmo assim Noé se ocupava em falar-lhes do juízo de Deus e de sua salvação, através da arca. Mas eles ignoravam, e continuavam com suas práticas pecaminosas. Ainda hoje é assim as pessoas vivem nas muitas práticas contrárias a palavra de Deus e muitos ainda que ouvem a ensino Bíblico mas ignoram o amor de Deus e o sacrifício de seu filho Jesus para remissão dos seus pecados. (I João 1.7) E garantia de uma vida melhor, a vida eterna. ( I João 5.13)

Deus castiga a desobediência

“Oh ,quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem!” Salmo 31.19b
(Gênesis 7.17-24)


Finalmente Noé conclui a construção da arca. E a abasteceu de todo tipo de alimento. Então Deus encaminha para lá os animais que deveriam se salvar. Tudo está pronto. Cessa-se o trabalho e a evangelização. Noé entra na arca, em obediência a ordem divina. E Deus fechou a porta. A chuva não veio imediatamente, isso gerou um grande desconforto para Nóe. A arca cheia de animais o calor, e a zombaria do povo. Mas demorou muito e chuva veio e foi a água ocupando a terra. Aos poucos foram sumindo os vales, as casas, os animais; e o povo começou desesperadamente a clamar por socorro a Noé, mas o que ele poderia fazer – todos tiveram oportunidade. Assim Deus bania da terra aqueles que ignoram seu aviso e preferem permanecer no pecado.

Deus concede livramento aos fiéis

“Faze bem, ó Senhor aos bons e aos que são retos de coração!” Salmo 125.4
(Gênesis 9.1-19)


Quando a terra ficou enxuta Deus permitiu que Noé, sua família e os animais saíssem da arca. Imediatamente ele construiu um altar e sacrificou ao Senhor, um animal limpo e perfeito.


Deus ficou satisfeito com a oferta oferecida e fez uma promessa: a de jamais aplicar o mesmo castigo a raça humana, e como sinal de seu pacto estabeleceu uma marca o arco-íris. O concerto estava firmado. A partir dali começou uma nova geração. E Noé e sua família viviam dos frutos e recursos da terra.


Ainda hoje Deus adverte o homem sobre o castigo eterno, por causa do pecado e desobediência contra Ele. Mas o homem continua indiferente, mesmo, centenas de anos depois. Mas o Senhor julgará o mundo. O castigo virá. Vamos nos proteger em Cristo, o nosso salvador! Amém.

Anexos







Atividades








Obs. Mais informações sobre essa lição acesse outras postagens no blog, ou verifique o marcador Noé!

3 comentários:

  1. Lindos os visuais Tio Fausto! Poste mais dos primeiros de maternal.
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani... Graça e Paz! Infelizmente não tenho todos, estou recuperando algumas antiguidades! É uma honra e alegria ter sua visita! Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Oi, amigo Fausto, feliz com sua presença no meu cantinho. Muito bom seu comentário e o seu
    posicionamento sobre os últimos protestos, só não podemos deixar de orar pelo nosso Brasil e os governantes. Qt a escrever será um prazer só preciso de um tempinho. No momento estou em falta com o meu blog e até minhas visitas deu prá perceber aqui. Assim que puder!Ok! este é meu email pontes_nal@yahoo.com.br
    Preciso do seu para comunicar mais detalhes. Seu blog está ótimo, parabéns! com os temas e sugestões para ajudar profºs na EBD preciso do seu. Envia um email. Ok Fica na paz.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters