segunda-feira, 1 de julho de 2013

Paralítico de Betesda


A cura do paralítico
no Tanque de Betesda

João 5

1 Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém. 2 Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama “Betezata”.


3 Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. Esperavam o movimento da água, 4 porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença. 5 Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. 6 Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: —Você quer ficar curado?


7 Ele respondeu: —Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim. 8 Então Jesus disse: —Levante-se, pegue a sua cama e ande! 9 No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado.


10 Por isso os líderes judeus disseram a ele: —Hoje é sábado, e a nossa Lei não permite que você carregue a sua cama neste dia. 11 Ele respondeu: —O homem que me curou me disse: “Pegue a sua cama e ande. ” 12 Eles perguntaram: —Quem é o homem que mandou você fazer isso? 13 Mas ele não sabia quem tinha sido, pois Jesus havia ido embora por causa da multidão que estava ali. 14 Mais tarde Jesus encontrou o homem no pátio do Templo e disse a ele: —Escute! Você agora está curado. Não peque mais, para que não aconteça com você uma coisa ainda pior. 15 O homem saiu dali e foi dizer aos líderes judeus que quem o havia curado tinha sido Jesus.

Comentário:
É importante notar que estava ocorrendo uma festa em Jerusalém. Esse dia caracteriza um momento de alegria e contentamento. Mas bem perto dali existia um grupo de sofredores, muitos enfermos, em várias situações. Eles estavam a deriva da sociedade. Por um lado o anseio pela cura e por outro o egoísmo de algumas pessoas, revelado na frase: 'vai alguém antes de mim', e talvez a inimizade, 'não tenho ninguém que me lance no tanque'. Cristo, bondoso e cheio de compaixão, dá uma ordem mostrando seu poder e autoridade. O enfermo consequentemente demonstra fé: obedecendo e agindo conforme a ordem dada. O questionamento dos judeus, que ao invés de estarem comemorando e felizes, demonstram sua amargura, questionando a cura realizada no dia de sábado, transparecendo sua falsa religião, ignorância e arrogância. Cristo se ausenta antes, não querendo entrar em demanda com os incrédulos e falsários. Jesus encontra o ex-paralítico no templo, com certeza ele estava cumprindo seu compromisso religioso, e Jesus o adverte 'Não peques mais!' Vemos aqui a importância de uma vida de santidade e recatada. Agora ele soube definitivamente quem o curou, Jesus!

Anexo

8 comentários:

  1. Laisa... Graça e Paz! Quero agradecer por vc estar seguindo o blog 'Apascentar os Pequeninos'. Seja muito bem vinda. É uma honra ter seu apoio.
    Ainda quero parabeniza-la pela iniciativa do site e pelas postagens.
    Em especial essa, discordar faz parte da nossa vida, mas isso deve ser feito co argumento e até com possibilidade de mudança de postura. Pois uma idéia que temos pode ter sido concebida de maneira equivocada e temos que estar dispostos a mudar.
    Deus te abençoe, a vc e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Marize... Graça e Paz! Quero agradecer seu incentivo e apoio ao blog. Seja muito bem vinda e comente quando quiser e puder. Não encontrei em seu perfil se vc tem um site, caso tenha me comunique o endereço para eu visitar. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Celstina... A paz do Senhor Jesus! Estou muito agradecido pela irmã se tornar um dos amigos do blog. Seja muito bem vinda. Seu apoio é indispensável. Verifiquei seu perfil e não encontrei se vc tem um site. Caso tenha me comunique para eu visitar. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Nilce... A Paz do Senhor Jesus! Seja bem vinda ao blog e este grupo de amigos, unidos pelo propósito evangelístico. Seu incentivo é uma benção. Não encontrei seu perfil e por isso não sei se vc tem um site. Caso tenha me comunique o endereço para eu visitar! Que a graça de Cristo seja sobre sua vida, abundantemente!

    ResponderExcluir
  5. Cris... Graça e Paz de Cristo! Quero agradecer pela irmã estar apoiando o blog. Sua amizade é muito importante. Seja muito bem vinda. Ainda quero parabeniza-la pelos seus sites, estou seguindo dois deles. E são uma benção. Deus te abençoe, abundantemente!

    ResponderExcluir
  6. gracias por las imagenes DIOS LOS SIGA BENDICIENDO saludos desde Peru

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters