segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Davi

A Bíblia nos conta uma história de um menino chamado Davi. Ele se ocupa em cuidar das ovelhas de seu pai, e nos momentos vagos ele se dedicava a música, trocando sua harpa  e louvando a Deus! Ele era um menino precioso e temente a Deus! Ele era do povo de Israel!


Seu povo pediu a Deus um rei. Porque as demais nações que viviam em torno de Israel tinham um líder! Devido a insistência do povo, Deus escolhe Saul para ser o rei de Israel. No início ele era obediente e temente a Deus, mas logo começou a se desviar, então começou a ser atormentado por maus espíritos.


Para que se acalmasse, o Rei Saul pede que tragam alguém que toque harpa, logo alguns homens se lembram de Davi, por causa de sua habilidade e sensibilidade. O rei manda busca-lo, é nesse momento que Davi entra em cena e se torna conhecido do rei e futuramente por toda Israel. 


Davi, como no campo, fez o melhor que pode. Louvou com seu instrumento e com todo amor que tinha a Deus. Logo o Rei ficou liberto e em paz. Deus era com Davi.


Com o passar do tempo Davi foi conquistado a admiração de todos: soldados, jovens, adultos e crianças! E Deus já via em Davi um grande rei para o seu povo Israel, apesar de ele ser ainda muito jovem.


No palácio do Rei Saul, Davi conheceu a Jônatas, seu filho. E por causa da boa conduta de Davi, nasce entre eles uma linda e preciosa amizade. Amizade essa que futuramente iria proteger a Davi da morte, e da ira do Rei Saul. Jônatas lhe deu vários presentes.


Certa vez o exército do Rei Saul foi a guerra contra os filisteus, mas no campo de batalha ficou acordado que lutariam apenas um soldado de cada lado e o que vencesse seria o dominador do outro povo que perdesse e consequentemente, os perdedores se tornariam escravos. Mas quando o povo filisteu apresentou o seu soldado, um gigante - chamado Golias, não houve ninguém que quisesse enfrenta-lo. O desafio perdurou por alguns dias e nada. Davi quando soube se indignou e resolveu enfrentar gigante, em nome do Senhor Deus! E com uma funda e algumas pedrinhas, derrubou o gigante e o matou. Tornando-se o herói de Israel.


A partir daquele dia, o Rei Saul vendo todo o carisma do povo com  Davi, e começou a ter muita  inveja e raiva dele e passou a persegui-lo para o matar. Então Davi passou a se esconder.


Graças a amizade de Davi e Jônatas, ele tinha conhecimento de todos os planos malignos do Rei Saul, e assim conseguia se proteger e evitar alguma emboscada.


Certa vez Davi encontrou Jônatas secretamente, e este disse que ele deveria se afastar completamente, então eles firmaram um pacto: independente do que viesse acontecer o Rei seria Davi e se algum mal acontecesse a Jônatas, Davi cuidaria de sua família. Então eles se abraçam, choram e se despedem um do outro!


Davi fugiu para se esconder em algumas cavernas, e quando sua família e amigos descobriram, logo foram lhe visitar. A sua companhia era agradável e muitos já o respeitavam como rei. Ele ganhava a confiança e o amor do povo de Israel.


Certa vez, o Rei Saul, tomou conhecimento de que Davi estava em um deserto montanhoso, então ele organizou sua guarda com os melhores soldados para perseguir e matarem Davi. Mas não o encontraram. Então parando para descansar, dormiram!


Então Davi apareceu e surpreendeu a todos num sono profundo. Ele se aproximou e ninguém percebeu, cortou ele então um pedaço da capa do Rei Saul e se afastou, indo para um lugar alto e longe, e começou a gritar. Logo todos se despertaram e se prepararam para atacar. Davi mostro então o pedaço da capa, e eles entenderam que ele teve a oportunidade de matar o rei mas não fez, em temor e obediência a Deus! Então Saul permitiu que ele se retirasse e não mais o perseguiram.


Muito tempo depois, Israel foi a guerra novamente contra os filisteus. Só que dessa vez perderam a guerra. E isso custou a morte de Saul e seu filho Jônatas. Estava chegando o tempo em que Davi assumiria o reino de Israel.


Certa vez os soldados de Davi foram em missão de paz a uma fazenda de um homem chamado Nabal, mas lá foram muito mal tratados. Ao voltarem e contarem ao rei, este se indignou e resolveu se vingar de Nabal.


Quando a mulher de Nabal, Abigail, soube do ocorrido e do risco que estavam passando, chamou os servos de seu marido, tomou muitos presentes e foi ao encontro do rei Davi, sem que Nabal soubesse.


No caminho Abigail se encontro com o Rei Davi que vinha se vingar do seu marido, então ela intercedeu e clamou por sua misericórdia. Davi ficou surpreso com a coragem daquela mulher e por resolveu perdoar a Nabal e poupar a vida de sua família e servos


Anos depois, quando o seu reino já está estabelecido, Davi lembra-se de sua promessa feita a seu amigo Jônatas, então ele manda procurar algum descendente dele, para que pudesse pagar seu voto.


Depois de muita procura, por todos os  lugares e cidades, encontram um descendente, Mefibosete. E este teme se apresentar ao rei, pensando que ele deseja lhe causar algum mal.


Mefibosete é trazido a presença do Rei Davi, e este é surpreendido ao vê-lo se arrastando, pois era aleijado. Então o Rei conta toda a sua história de amizade entre ele e Jônatas. Mefibosete estava ali para ser honrado e cuidado pelo Rei.


Então o Rei Davi lhe terras e servos para trabalhar nas lavouras. E cumpre o seu voto de amizade e gratidão.


Esse é um resumo, de uma das lições mais preciosas da Bíblia. O menino que se tornou rei. O rei que se compadeceu. E muitas outras lições podemos ainda aprender. Basta ler no livro de I Samuel capítulos 16 ao 31 e II Samuel capítulos 1 ao 9.

No link a seguir você encontra outras
lições sobre a Vida do Rei Davi!

15 comentários:

  1. Tia Mara ... Graça e paz! Muito obrigado pela vista e comentário. Logo estarei visitando seu site. Obrigado por ser tornar mais amigo do blog. Deus a abençoe grandemente e obra que a irmã tem feito para Ele!!

    ResponderExcluir
  2. Cirinita... Graça e Paz! Quero agradecer por se tornar seguidora do blog Apascentar os Pequeninos. Para mim é uma honra ter seu apoio e incentivo. Apreciei muito seu testemunho. Que Deus a guarde da corrupção desse mundo. Como católica sinto que você já tinha um coração propício a mensagem do evangelho. Parabéns pelos sites e por tanta dedicação. Pode contar também com meu apoio! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Quero muito agradecer aos novos seguidores e amigos do blog: Brem.mxpx: Suênia e Cristiane Gontijo. É uma honra ter o vosso apoio e carinho. Sejam muito bem vindas! Estou agradecendo de modo único porque tentei encontrar vosso perfil e não consegui, inclusive não sei se vocês tem um site. Caso tenham me comuniquem para que eu possa visita-los , a cada um! Fiquem com Deus e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Lindos! Simplesmente amei estes visuais. Jesus o abençoe irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani ... Deus abençoe pela visita e amizade! Estou verificando sobre os visuais, logo que tiver eu te envio por e-mail. Fique com Deus!

      Excluir
  5. ACESSE, SIGA E DEIXE SEU COMENTÁRIO:
    Veredas Missões
    www.veredasmissoes.blogspot.com.br
    Divulgando as missões
    interdenominacionais
    Contatos:
    (74) 9966-3839
    abnartes@bol.com.br
    Conta Missionária:
    Banco Bradesco:
    Ag: 3601.3
    c/p: 1001608.8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão (Pr) Abnaias... Graça e Paz! Quero agradecer a visita ao blog 'Apascentar os pequeninos'. Para mim é uma honra ter seu apoio e incentivo. Quero agradecer também por se tornar seguidor e amigo do site. Parabéns por seu trabalho e por tanta dedicação a obra do Senhor. Estou seguindo seu site também. Fique com Deus!

      Excluir
  6. OBRIGADA TIO FAUSTO PELA SUA VISITA E PELO SEU MARAVILHOSO COMENTÁRIO!
    AMEI DEMAIS AS HISTÓRIA E AS POSTAGENS TORNANDO A LEITURA AGRADÁVEL.
    DESCULPA A DEMORA EM RESPONDER, MEU HD ESTAVA COM PROBLEMAS!
    SEJA BEM VINDO , SEMPRE AOS MEUS BLOGS, EU TAMBÉM JÁ TE ADICIONEI E O ESTOU SEGUINDO!
    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA POR DEUS!
    UM ABRAÇO MEU NOVO AMIGO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cirinita... Parabéns por essa dádiva divina. Fico feliz por ser ter aceito o desafio de ter uma família e humildade e sabedoria para edificar a sua casa. Imagino que não deve ter sido fácil, mas você foi até ao fim e com muita honra. Parabéns por essa data tão especial e rara.

      Desculpe não passar aqui antes´, esses meses estou muito atarefado. Vi seus comentários e agradeço muito o carinho dedicado! Deus a abençoe grandemente.

      Excluir
  7. REALMENTE AMIGO, A FAMÍLIA É SAGRADA E DEVEMOS FAZER O QUE NOS É POSSÍVEL PARA PRESERVÁ-LA DO INIMIGO , POIS É AÍ QUE ELE PRIMEIRO ATACA, PROCURANDO AFASTAR OS CÔNJUGES E DESFAZENDO A FAMÍLIA!
    TEMOS QUE ORAR MUITO PELAS FAMÍLIAS HOJE TÃO DISTORCIDAS DO VERDADEIRO SENTIDO!
    QUE JESUS ESTEJA CONTIGO!
    UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O rio carregada vida, por onde passa brotam flores; árvores. No seu leito vivem peixes e outros seres vivos, alguns animais saciam sua sede. O benefício não tem preço. Mas nele jogam lixo, mas ele leva adiante e procura se purificar. O seu som traz tranquilidade e paz. Quanto mais o observamos mais aprendemos.

      Excluir
  8. CERTAMENTE A FAMÍLIA É UM LUGAR SAGRADO E DEVEMOS FAZER O POSSÍVEL PARA PRESERVÁ-LA POIS É AÍ QUE O INIMIGO GOSTA DE ATACAR !
    DEVEMOS ORAR PELAS FAMÍLIAS HOJE TÃO DISTORCIDAS!
    FICA COM DEUS AMIGO
    UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero agradecer por se tornar seguidora do blog e pelo apoio. Deus abençoe grandemente. Seja muito bem vinda. Ainda quero parabeniza-la por seus sites e por tanta dedicação. Parabéns.

      Excluir
  9. Ir. Fausto estava um pouco ausente, vim hoje aqui parabeniza-lo pelo dia do professor. Que lhe conceda as mais ricas benção neste dia e sempre. Linda a postagem de Davi. um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã Nal, estou muito agradecido pela lembrança e pelos votos. A irmã também é professora e ministra da palavra, parabéns também!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters