sábado, 3 de setembro de 2011

Os Cinco Amigos

Texto Marcos 2.1-12
p/Memorizar Marcos 5.36
“Não temas, crê somente!”


Jesus havia chegado a Cafarnaum. As pessoas ficaram alvoroçadas. Elas querem ouvir os ensinamentos do Mestre. Quando descobriram que ele estava em casa, correram até lá. Não queriam perder a oportunidade de ficar ao lado de Jesus. Eu também correria até ele. E vocês?


Em Cafarnaum, havia um homem que também queria muito correr até Jesus. Ele correria, se pudesse... Mas esse homem era paralítico. O que é mesmo uma pessoa paralítica? É alguém que tem um tipo de paralisia, que, muitas vezes, o impossibilita de se movimentar ou andar. Por que vocês acham que o paralítico queria ver Jesus? Seu desejo era ficar curado. Esse homem devia sonhar com isso. Acho que era o grande sonho da vida dele. Mas de que forma chegaria até Jesus, já que não podia andar?


Também moravam naquela cidade alguns homens que sonhavam em ver o paralítico andando. Eles eram quatro amigos.


Eles resolveram levar o amigo até Jesus. Os quatros amigos estavam entusiasmados com a possibilidade de aquele homem ver Jesus.


Mas, ao se aproximarem da casa, viram que não seria nada fácil entrar com o paralítico. A casa estava muito, muito cheia. Gente de toda parte estava ali. Eles nem conseguiam ver direito pela janela, por causa da grande quantidade de pessoas dentro da casa.


Mas eles não desistiram. Colocaram a cabeça para funcionar. Aqueles quatro amigos estavam com um grande problema para resolver. Vamos às hipóteses: o que vocês acham que eles deveriam fazer? Depois de pensarem, tiveram uma grande idéia.


“Vamos subir as escadas que nos levarão até o telhado”. Naquela região, a maioria das casas tinha a forma de um quadrado. E subiram, subiram, subiram. Não deve ter sido nada fácil carregar o paralítico até o telhado. Pensem no peso. Pensem no tamanho do leito, ou seja, do lugar onde ele estava deitado. Devia ser grande e difícil de carregar em uma escada. Puxa! Que trabalho! Mas esses homens fizeram tudo isso. Chegaram ao telhado. E agora?


Ah! Esses amigos foram muito criativos, pensaram em tudo! Eles fizeram uma abertura, com muito cuidado, naquele telhado, como se fosse um quadrado ou uma janela. Eles prenderam cordas na esteira onde o paralítico estava deitado e o desceram bem em cima da direção onde Jesus estava.


Desceram o homem e ele ficou pertinho de Jesus! E isso surpreendeu á todos.


Aqueles quatro amigos tinham fé e acreditavam que Jesus podia socorrer o paralítico. Jesus entendeu isso. Então, disse ao paralítico: “Filho os teus pecados estão perdoados!” Alguns líderes religiosos pensaram assim: “Quem ele pense que é?” Como Jesus já sabia o que eles estavam pensando, surpreendeu-os ainda mais quando falou novamente ao paralítico: “Você está curado.” Nesse momento o homem se levantou.


Ele começou a andar. Era um milagre! Não sei quem comemorou mais: se foi o paralítico ou se foram seus amigos. Jesus disse: Vá e não peques mais!


Eram grande o contentamento de todos. Como foi valioso a determinação e ajuda dos amigos.


Anexo


Imagens: Bíblia dos Principiantes (CPAD)
e revista da EBD - Cultura Cristã.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu também acho muito linda! Quantas verdades a serem ensinadas: amizade, dedicação, persistência, amor, reino, compaixão, salvação e muito mais!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters