sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cura do Cego

Jesus cura um
cego de nascença

João 9

1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram: —Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele?


3 Jesus respondeu: —Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele. 4 Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar. 5 Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.


6 Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego 7 e disse: —Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. ( Este nome quer dizer “Aquele que Foi Enviado”. )


O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo. 8 Os seus vizinhos e as pessoas que costumavam vê-lo pedindo esmola perguntavam: —Não é este o homem que ficava sentado pedindo esmola? 9 —É! —diziam alguns. —Não, não é. Mas é parecido com ele! —afirmavam outros. Porém ele dizia: —Sou eu mesmo. 10 —Como é que agora você pode ver? —perguntaram.


11 Ele respondeu: —O homem chamado Jesus fez um pouco de lama, passou a lama nos meus olhos e disse: “Vá ao tanque de Siloé e lave o rosto. ” Então eu fui, lavei o rosto e fiquei vendo. 12 —Onde está esse homem? —perguntaram. —Não sei! —respondeu ele.

Comentário p/ professor:
Mais uma vez Cristo se defronta com um enfermo. E é questionando pelos discípulos sobre quem pecou de sua família, para que nascesse assim. Os discípulos transparecem seu julgamento, e sua falta de amor e misericórdia. Jesus desfaz toda aquela concepção. Cristo chama a atenção do dever de se fazer o bem, independentemente de quem e de qual situação for. 'Enquanto há tempo!' Denota que haverá algum momento onde não se poderá fazer o bem, ou não será possível realizar alguma boa obra. O homem se encheu de fé e obediência, e por isso foi curado. O uso do barro denota, a capacidade de Deus em construir, moldar, realizar ou fazer um milagre  a partir de alguma coisa. Muitos davam falso testemunho da cura, querendo denegrir a obra de Cristo. Mas o testemunho da família, dos amigos e dele mesmo era maior. Ele glorificou a Cristo, Ele é 'Profeta!', vemos aqui a demonstração e o reconhecimento de Cristo como filho de Deus e o profeta que haveria de vir. Temos agora um novo homem. Regenerado.

Anexo

3 comentários:

  1. Irmão Fausto, Parabéns pela postagem! Deus continue abençoando o seu ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã Nal... encontrei esse material, antigo, entre minhas coisas. Resolvi então compartilhar e perpetua-lo por mais algum tempo, não sei por quanto! Mas aqui está! Fique com Deus!

      Excluir
  2. Jô... Graça e Paz! Quero agradecer por estar seguindo o blog 'Apascentar os Pequeninos'. Pra mim é uma honra ter seu apoio e incentivo. Seja muito bem vinda. Ainda quero parabeniza-la pelo site e pelo estudo sistemático sobre a vida de Paulo!

    Quis seguir o blog mas não encontrei o Gadgets. Tão logo o coloque me comunique para eu seguir o site!

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters